A importância de um texto fácil de ler

Quem gosta de ler trabalhos acadêmicos? Aqueles textos rebuscados, cheios de palavras difíceis, quase incompreensíveis para quem não é da área, são úteis quando se tem que esmiuçar um determinado assunto, mas péssimos quando se está criando algo para um público leigo. Pior ainda quando se precisa vender algo. Ainda mais prejudicial quando quem está lendo está usando um smartphone.

Isso não quer dizer, claro, que a informação contida em tais textos não é relevante. Com frequência é. Mas devemos nos atentar, quando escrevemos para a web e, principalmente, quando escrevemos para nos tornarmos influenciadores ou para vender nosso produto ou serviço, que o texto precisa ser fácil de ler. A leitura deve ser agradável e fluída. Isso pode influenciar, até mesmo, seus rankings no Google.

Pois é. O Google também sabe ler um texto e descobrir se está bem escrito e é fácil de ler. É o que constatou a plataforma de aprendizado autômato MathSight, durante o lançamento do algoritmo Penguin 2.1, em 2014. O gigante de buscas parece utilizar o algoritmo Flesch Reading Ease, que avalia a facilidade de leitura de um determinado texto. Um texto bem escrito, sem erros de ortografia e gramática e com sentenças curtas e diretas (com um bom número de pontos e vírgulas, para facilitar o fluxo de leitura), portanto, é fundamental para um bom ranking no buscador.

Leia também:  O que é a taxa de rejeição

A análise de qualidade, porém, não para por aí. No estudo, também foi constatado que textos contendo palavras raras e com muitas sílabas (note que a análise é para textos em inglês, uma língua predominantemente monossilábica e com palavras curtas) também recebem uma pontuação maior.

O fato de o achado ter sido constatado no algoritmo Penguin, especializado em detectar manipulações de links provenientes de sites terceiros, não deve ser ignorado. Afinal, textos criados apenas para manipulação de âncoras para um melhor ranking no Google costumam ser escritos por não-especialistas, que usam uma linguagem mais simples, superficial e, muitas vezes, com sentenças copiadas de outros sites, além de conter, frequentemente, erros de ortografia. Ao detectar tais características em um texto, o buscador consegue detectar quando não deve ser dado valor a um determinado link, ou mesmo quando este deve ter um peso negativo.

Tais achados revelam a importância de se contratar uma empresa profissional, especializada em produção de conteúdo textual para a web. A Conteúdo sob Demanda já conta com softwares capazes de analisar um texto gramatical e ortograficamente, além de contar com softwares que asseguram que não há qualquer trecho com cópia, nem mesmo em uma sentença com cinco ou seis palavras. Contando com especialistas em diversas áreas a partir de uma base com mais de 1.500 redatores, nossa empresa pode produzir um texto que transforme seu site em uma autoridade no assunto e que gere vendas.

Leia também:  Marketing de conteúdo movimentará US$ 50 bilhões em 2016 nos EUA

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.