As vantagens de um texto longo

Textos longos têm suas vantagens. Aprenda a fazer uma estratégia vencedora com eles

Há duas maneiras básicas de conseguir melhores rankings no Google (e no Bing) com conteúdo: ou você é o primeiro a tratar do assunto ou você faz diferente, de preferência melhor e mais completo.

Uma coisa que buscador não gosta (porque quem pesquisa não gosta) é ver conteúdo que repete, basicamente, as mesmas informações de outros já presentes na web, sem acrescentar nada. O buscador consegue identificar isso através de análise semântica, dos conceitos presentes em cada texto.

Para contornar isso, você deve adicionar informação original (pode ser até a solução para o problema através de seu produto, o que já traz uma boa novidade) ou, melhor ainda, fazer um texto mais longo.

Isso vale, inclusive, para Youtube, já que buscadores lidam com textos.

Melhores rankings

As vantagens de um texto longo, acima de 1.000 palavras, são evidentes, para SEO. O Google dá mais peso a conteúdo mais aprofundado para determinadas buscas, o que leva a um resultado médio de 1890 palavras para a primeira página em termos com maior número de buscas (note, no entanto, que essas palavras correspondem à página toda, incluindo menus, minibiografias e outros elementos). Textos longos têm melhores rankings.

Também há estudos que apontam que textos mais longos tendem a gerar um maior número de conversões. Isso ocorre mesmo considerando que a maior parte dos usuários sequer vai ler o texto inteiro, mesmo aqueles que convertem. Mesmo que seja um efeito psicológico, por uma percepção de maior trabalho dedicado ao assunto, o fato é que há uma correlação.

E há indícios de que links provenientes de textos mais longos têm mais peso no buscador. Especialmente, como presenciamos, se a página tiver links para vários outros bons sites, não apenas para o seu próprio.

Leia também:  Marketing de conteúdo para empresas de turismo

Cuidados a tomar

Há alguns caveats com relação a textos longos que não devem ser ignorados, contudo. É muito fácil fazer um texto grande, com mais de 2000 palavras, ficar chato. Aliás, não é bom ir muito além disso, já que há evidência de que exagerar no tamanho (com 7000 palavras ou mais) não tendem a trazer bons resultados.

Além disso, convém considerar que somente cerca de 10% das buscas no Google são de usuários que desejam aprender de maneira aprofundada um determinado tópico. São estes que serão beneficiados com um texto mais longo.

E é importante ter em mente esse aspecto: textos longos são, principalmente, para ensinar sobre algo. São como guias para o assunto de que tratam.

Isso significa que aquela palavra-chave que você mirou com seu texto, aquele termo que servirá como um troféu para sua empresa, pode trazer um grande número de pessoas que não estão realmente interessadas em comprar seu produto ou serviço, mas sim de curiosos que fazem perguntas sobre o tópico. Mesmo que sua empresa seja da área educacional, esse efeito pode não ser interessante. Já pensou quanto custa aumentar seu número de vendedores ou contratar funcionários apenas para responder a perguntas de usuários que não convertem? Muitas vezes, vários textos curtos mirando pesquisas bem específicas geram um bom número de visitas e leads muito mais qualificados.

Outro cuidado importante é analisar os resultados de busca para a palavra-chave que você almeja. Por exemplo, suponha que você tem uma concessionária e deseja aparecer na primeira página para “gol 2017”. Você terá o resultado abaixo:

Leia também:  O que é evergreen content?

Com raras exceções, os resultados são compostos por textos longos, com mais de 1000 palavras e muitas imagens. Convém produzir algo para essa página e realizar a promoção de acordo (com links para o conteúdo e/ou para o site, de bons sites).

No entanto, se você buscar por “gol 2015”, os resultados serão completamente diferentes e localizados para sua cidade. Você só encontrará resultados de classificados:

Ou seja: é preciso ser realista quanto ao que se pretende com um texto longo. No caso acima, mesmo que um resultado seja um texto (não muito longo), a validade do conteúdo será de aproximadamente um ano, período após o qual o texto provavelmente irá para a segunda ou terceira página. Simplesmente por não corresponder à expectativa do usuário.

Como fazer

O ideal é mesclar a estratégia, com vários textos curtos e alguns poucos textos longos. Por texto curto, entenda-se, nunca algo com menos de 300 palavras, para não ficar superficial demais.

Como textos longos custam caro e palavras-chave concorridas custam caro no Adwords e são difíceis para obter rankings (o que também leva a custos em divulgação em linkbuilding), o ideal é testar primeiro.

Aqui vai a fórmula da Conteúdo sob Demanda:

escreva um texto de aproximadamente 500 palavras e crie um anúncio no Adwords só para ele, por alguns dias.

  1. Capriche no layout e calls to action, para gerar o máximo de conversão.
  2. Mensure os leads capturados. Leve em consideração aqueles usuários que só estão perguntando e não convertendo, o nível de qualificação e possível fechamento de vendas.
  3. Após todas essas etapas, verifique se o termo vale a pena. Se constatar que é vantajoso, aumente o tamanho do conteúdo para algo melhor e mais completo que a concorrência e vá atrás de bons sites para que criem links para seu conteúdo.
  4. Espere. Dependendo do termo, pode levar muitos meses e até anos (e mesmo um investimento muito alto) para que você tenha resultados satisfatórios.
  5. Importante: o Google pune manipulações. Há um jeito correto de promover seu site.
Leia também:  Como contratar uma agência de marketing digital

Portanto:

  • Não faça trocas de links.
  • Não pague por links (além de ir contra as diretrizes de qualidade do Google, quem aceita links pagos provavelmente publica links para sites de baixa qualidade).
  • Não se importe muito com âncoras (o texto que aparece para um usuário em um link). Deixe que o editor do site escolha. Melhor um resultado mais lento e duradouro que uma punição do Google.

Quer implementar a tática?

Gostou do que leu? Então considere contratar a Conteúdo sob Demanda. Nós podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados no orgânico e com custo baixo no Adwords. Somos uma equipe com mais de dez anos de experiência com marketing digital, trabalhando e gerando resultados para empresas na América Latina, Europa e EUA. Entre em contato conosco.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.