Biografia – Philip Kotler

Considerado o mercadólogo mais importante da história, Philip Kotler, nascido em 27 de maio de 1931 em Chicago nos Estados Unidos, atua como professor universitário estadunidense de Marketing Internacional, na Northwestern University. Conhecido como o pai do marketing, Kotler realizou seu mestrado na Universidade de Chicago e seu PHD no MIT, ambos em economia. Ele fez pós-doutorado em matemática em Harvard e foi considerado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times.

Kotler já ganhou o prêmio de maior especialista na prática do marketing e em 2008 o jornal Wall Street o declarou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Durante sua trajetória profissional, Kotler lançou livros como o clássico Marketing Management considerado como a “Bíblia” do Marketing, Marketing Models, Marketing for Nonprofit Organizations e Principles of Marketing. Além disso, ele possui inúmeros artigos e ainda criou a expressão “demarketing”, que representa um elemento de marketing que tem o objetivo de persuadir o consumidor que deseja adquirir determinado produto ou serviço. Outra expressão criada por ele que é utilizada por estudantes e professores é o “marketing social”, que defende a utilização do marketing na propagação de ideias uteis que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Philip já realizou consultoria para grandes empresas, como a IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Eletric, Honeywell e Motorola. As consultorias são relacionadas as áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional. Os seus livros já venderam mais de três milhões de cópias em todo o mundo, e são traduzidos em vinte línguas.

Leia também:  Seth Godin

Alguns conceitos utilizados para o aprendizado do marketing, foram divulgados por Kotler, como o marketing estratégico, segmentação do mercado, posicionamento das marcas e o estudo do comportamento do consumidor.

Atualmente, mesmo com idade avançada, ele apresenta seminários e palestras nas maiores universidades ao redor do mundo sobre o desenvolvimento do marketing. Além disso, já publicou inúmeras crônicas no The Journal of Marketing e na Harvard Business Review. Suas obras são de suma importância para estudiosos da área e servem de referência para alunos de comunicação, marketing e administração e empreendedores que buscam compreender o processo de marketing.

Foto: By Jack11 Poland - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7851311

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.