Blog corporativo Tecnisa – um blog corporativo brasileiro

O Brasil também tem exemplos de blogs corporativos. A Tecnisa foi uma das pioneiras

A comunicação da empresa com o cliente, independentemente dos produtos que ela fornece, é de extrema importância para vendas satisfatórias e que tragam grandes resultados. Uma forma de comunicação muito eficaz são os blogs corporativos, que trazem a oportunidade de lidar diretamente com o consumidor em questão. Por isso, a Tecnisa, uma empresa do mercado imobiliário brasileira, lançou em 2006 seu primeiro blog corporativo, sendo o primeiro blog do setor de construção civil do Brasil.

A empresa já utilizava outras formar de comunicação online com seus clientes. No entanto, o blog iniciou um novo tempo para a Tecnisa. A administração do blog apostou em um caráter democrático, no qual é possível responder os comentários de forma mais direta. A empresa adotou uma linguagem comum no meio, como se fosse uma pessoa que conversa com seu consumidor, e assim aproximou cada vez mais um do outro. As respostas e mensagens são simples e informais, de forma que não haja erros na hora de interpretá-la.

No blog, também há a possibilidade de clientes comentarem sua satisfação ou não com os produtos e serviços adquiridos. Dessa forma, quando o serviço é eficaz, os comentários são bons e mais pessoas passam a ver a qualidade empregada pela empresa. Assim, a marca foi se consolidando cada vez mais. Os investimentos no blog e nas novas formas de comunicação com os clientes trouxeram ótimos resultados para a Tecnisa: cerca de 22% das vendas da empresa acontecem por indicação dos clientes que acabam por receber um atendimento satisfatório e respostas rápidas para suas dúvidas.

Leia também:  Checklist de marketing digital

Os meios virtuais da empresa também recebem em média 2,5 mil visitas por dia, sendo que só no primeiro semestre do ano passado (2015), 24% de todas as vendas foram feitas pelo meio virtual, o que mostra a eficiência desses meios de comunicação nas vendas. Segundo a empresa, o foco não é apenas nas opiniões positivas, mas nas negativas também. Dessa forma, será possível detectar os erros que estão sendo cometidos e melhorar cada vez mais. A iniciativa deu origam a um livro: “Blog Corporativo”, de Fabio Cipriani, ensina como melhorar o relacionamento com os clientes por meio de blogs, explorando os lados positivos e negativos do investimento em uma ferramenta de comunicação como essa.

Nota do especialista: a Tecnisa iniciou a empreitada em 2006, há dez anos, portanto. Dentre os vários comunicados de imprensa distribuídos, um deles cita a visitação proveniente de uma palavra grafada de maneira errada, como "gravides", com "s". Tais práticas já não são mais efetivas para buscadores.

A Conteúdo sob Demanda não tem relação com a Tecnisa. Estamos apenas reportando uma iniciativa pioneira na internet brasileira.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.