Blog corporativo

Blog corporativo é uma área de notícias, opiniões e artigos de uma empresa. Trata-se de um canal de comunicação com atuais e futuros clientes, fornecedores e colaboradores.

Todo tipo de conteúdo relevante para o público alvo de uma empresa pode e deve estar presente em seu blog corporativo. Os melhores são aqueles que mesclam notícias, informações de mercado e instruções para quem tem relacionamento com a companhia, sem nunca deixar de vender seu produto e serviço, melhorando a imagem da organização perante o mercado.

Como exemplo, podemos citar este mesmo blog que você está lendo, da Conteúdo sob Demanda. Aqui colocamos artigos, opiniões, postamos notícias e divulgamos nossas ofertas, um espaço atualizado frequentemente com os mais diversos assuntos relacionados ao nosso mercado.

Qual o resultado esperado?

Uma pesquisa do Social Media Marketing demonstra como um blog pode aumentar a exposição de uma empresa e gerar mais leads e negócios.

Veja alguns números:

  • Atualização diária gera até 5 vezes mais visitas que atualizações semanais. Isso que não estamos comparando a um site sem blog
  • Cerca de 80% dos visitantes de um blog são pessoas novas, que não tiveram contato prévio com a empresa
  • 41% das pessoas consideram que blogs com mais compartilhamentos e menções são mais confiáveis
  • E, por fim, sites com blogs atualizados frequentemente geram até 4 vezes mais leads

A Conteúdo sob Demanda também tem um case similar. A Ausland, maior fabricante de ERP do Paraná, contratou nossa empresa em 2015 e teve resultados rápidos e muito convincentes.

Em apenas 7 meses, a empresa conseguiu reduzir o custo por clique no adWords (CPC), em 90%, enquanto aumentou o tráfego por 4. Não só isso: neste pequeno período de 7 meses, a empresa quase dobrou o número de leads provenientes do site em comparação ao ano inteiro de 2014.

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Isso tudo num ano de crise.

Blogs são tão proeminentes que mesmo grandes portais, como R7, G1, Terra e outros adotaram o formato para suas páginas principais. Pode conferir. Não é exagero dizer que quase todo o tráfego da web nos dias de hoje converge para blogs. Mesmo em aplicativos para celular.

O que é o blog corporativo?

É importante ressaltar que um blog corporativo não é um repositório de peças publicitárias da empresa. O blog pode e deve conter mensagens publicitárias, mas o foco é o conteúdo.

O consumidor em geral está saturado de mensagens comerciais. Vê-se propaganda por todo lado, mas não informação que será útil para tomada de decisão. Desta forma, a maior parte das pessoas tende a ignorar propaganda, deixando as marcas e empresas num limbo de desinteresse.

Um blog informativo, por outro lado, gera engajamento, curiosidade sobre a empresa. O conteúdo, construído como numa revista ou portal, chama a atenção dos usuários, mais que qualquer peça publicitária. A mensagem de venda vai dentro do conteúdo, contextualizada, interessante, num formato não invasivo, e que gera muito mais interesse.

Note quantas vezes, neste texto, nos referimos à nossa própria empresa, a Conteúdo sob Demanda. Notou como a mensagem atrai muito mais atenção? Pois é, é disso que sua empresa precisa.

Que tipo de empresa tem blog corporativo?

Toda grande empresa utiliza blogs corporativos para aumentar sua presença na web. Podemos citar vários, principalmente lá fora.

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A Qlik, fabricante do Qlikview, um dos principais softwares de Business Intelligence da atualidade, mantém um blog bem interessante, com posts curtos, relacionados à administração de negócios.

A American Express depende do sucesso de inúmeros pequenos estabelecimentos comerciais que aceitem a bandeira de cartão de crédito. Para ajudá-los, mantém um blog, o American Express Open Forum, com informações para ajudar os gestores destas empresas prosperarem e, com isso, aumentar a exposição da marca ao mercado em geral.

O Kickstarter, maior plataforma de crowdfunding do mundo, também tem seu blog para ajudar empreendedores a rodar uma campanha de sucesso na plataforma. As informações da empresa são únicas, com dicas para sucesso em redes sociais, buscadores e estratégias de vendas voltadas especificamente para o segmento de crowdfunding.

Quanto custa?

Há várias maneiras de implementar um blog corporativo: Você pode ter a equipe toda dentro de sua própria empresa. Você pode fazer o próprio trabalho. Você pode colocar estagiários para escrever.

Mas se você quiser fazer bem mesmo, você precisa de gente especializada, experiente em ambiente digital. Você precisa, no mínimo, de:

um redator um assessor de imprensa um profissional de otimização para buscadores (SEO/SEM) um profissional de marketing/publicidade um profissional especializado em redes sociais um profissional de design um programador, para desenvolver aplicativos e seções de site úteis para seus clientes e prospects um webdesigner

É claro que um único profissional pode entender bem de mais de uma área, mas é certo que um blog bem produzido precisa de pelo menos três ou quatro profissionais. Uma estratégia mais barata até funciona, mas não só seus resultados podem demorar mais para acontecer, por não aplicar uma estratégia que funcione bem em buscadores ou redes sociais, como você corre riscos de ter seu site inteiro penalizado em buscadores por ter conteúdo de má qualidade, mal escrito ou plagiado.

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A Conteúdo sob Demanda surgiu para preencher esta lacuna. Nós temos um processo e um sistema que garante que o texto saia bem escrito. Temos nossa própria equipe de redatores, editores graduados em jornalismo, publicitários, especialistas em SEO/SEM, dentre outros profissionais, todos com muitos anos de experiência em marketing na web.

Com nossos serviços, você pode ter todos esses profissionais, de ponta, a um custo menor que apenas um deles custaria para sua empresa. Nós podemos fazer sua organização competir em pé de igualdade com as melhores empresas na internet. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa.

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