Canais de inbound marketing

Atualmente todos os profissionais de marketing e comunicação já reconhecem que os meios tradicionais de marketing possuem suas limitações. Por isso o Inbound Marketing vem ganhando muitos adeptos recentemente.

Inbound Marketing é um novo estilo de marketing feito para agradar um público específico. Diferente dos outdoors e propagandas de TV, que têm um público alvo grande e disperso, o inbound marketing trabalha com personas, tipos ideias de clientes que é preciso agradar e atrair com a campanha. Para isso são utilizados diversos canais de contato que costumam ser bastante próximos ao consumidor. Confira alguns dos canais do Inbound marketing e aprenda mais sobre essa técnica.

1. E-mail

O e-mail é um meio de comunicação bastante utilizado por vários tipos de campanhas de marketing. Mas o inbound marketing possui uma maneira diferente de lidar com eles. A intenção não é encher a caixa de entrada do consumidor com spam que é facilmente ignorado e deletado além de ter uma eficácia baixa.

Pelo contrário, a intenção é direcionar o e-mail para pessoas que já mostraram algum interesse no produto ou serviço da empresa. A lista de endereços é feita com informações que os próprios usuários do portal da empresa forneceram. Ao baixar um conteúdo, como um e-book, por exemplo, o possível consumidor deixa seu endereço para a newsletter. Assim será possível enviar novidades de seu interesse e sem encher a caixa de entrada de spam.

Leia também:  Por que marketing de conteúdo funciona?

Com o e-mail é possível nutrir esse possível consumidor com conteúdo de interesse que eventualmente o levará até a etapa da venda do produto ou serviço.

2. Blogs

Blogs são meios muito populares no mundo virtual para compartilhar conteúdo. Na metodologia inbound ele serve para atrair possíveis clientes, passar informação a pessoas que já estão interessadas e ajudar os indecisos a decidirem fechar a compra.

No blog cabem vários tipos de conteúdo que agradam a praticamente qualquer um: desde os tradicionais artigos até vídeos, listas, galerias e tutoriais. Através deles o consumidor tomará conhecimento da marca antes mesmo de saber que precisa dela. Neles, é importante utilizar técnicas que otimizem os resultados na busca, como SEO e palavra-chave. Empresas que possuem blogs referência no setor conseguem atrair e fidelizar um número maior de consumidores.

3. Redes sociais

Praticamente todo mundo tem Facebook, Twitter e Instagran hoje em dia. Por esse ser um meio de comunicação praticamente universal, é importante para a metodologia inbound que as empresas sejam capazes de se conectar com seus clientes através das redes.

As redes sociais servem tanto para atrair novos consumidores que estão iniciando sua jornada de compra quanto para satisfazer consumidores mais fiéis. A partir delas é possível disponibilizar conteúdo, coletar opiniões e também atender aos consumidores. Uma empresa com ótima estratégia inbound deve garantir que seus consumidores recebam bom atendimento através das redes sociais para que continuem satisfeitos e fiéis.

Leia também:  Vantagens do Marketing de Conteúdo para sua empresa

4. Fóruns de discussão

Também é possível fidelizar o cliente através do uso de fóruns de discussão. Na metodologia inbound eles tem um uso bastante parecido com o das redes sociais. Como os fóruns são feitos de conteúdo postado pelos próprios usuários eles também são perfeitos para coletar informações sobra a satisfação do cliente e outras curiosidades para melhorar o relacionamento entre a empresa e seus consumidores.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.