Como se tornar um bom redator freelancer

Português excelente e bom conhecimento sobre o assunto são essenciais para quem quer escrever para a web

A internet está cheia de amadores. Por isso mesmo, se você é redator profissional, não é difícil se destacar entre a multidão. Um bom pagamento e reconhecimento são naturais para quem faz um bom trabalho. Ótimos redatores chegam a ganhar R$ 5 mil por mês. Os melhores, aqueles capazes de escrever textos que geram excelentes resultados, atingem faturamento que pode chegar a R$ 10 mil mensais.

Ocorre que muita gente boa que decide se tornar redator freelancer comete o pecado de não encarar a atividade com profissionalismo. Textos feitos na correria, praticamente idênticos a outras peças presentes na internet, acabam por tornar seu trabalho mal visto, levando-os a desperdiçar uma ótima oportunidade profissional.

Quando começar, tenha sempre em mente que as melhores empresas do ramo têm certos processos para identificar e qualificar bons redatores. Confira aquilo que você deve fazer:

  1. Você não será bem pago sem histórico: raras são as empresas que oferecem um valor alto por texto para freelancers iniciais. No geral, isso só ocorre após o freela ter um amplo histórico de bons trabalhos publicados, com textos que aparecem bem nos buscadores, em sites importantes. Antes disso ocorrer, a empresa pesará o risco que você pode representar e só vai considerar uma proposta melhor após ter um bom histórico de textos produzidos. Portanto, se uma empresa grande te oferece um valor baixo no início, aceite e construa seu histórico. Isso vai servir até para pleitear trabalho em outras companhias do ramo. E, importante: não se iluda com um valor alto por poucos textos. Muitas vezes, ganha-se mais com um contrato fixo por um bom tempo do que ficar correndo atrás de vários trabalhos aleatórios.
  2. Escreva um texto impecável, com calma: as melhores empresas do ramo têm softwares que identificam português errado, além de contarem com editores experientes, capazes de avaliar se um texto é bom ou não. Tenha em mente que os editores avaliam dezenas de textos todos os dias e que um texto mal escrito será descartado sem maior leitura, pois até mesmo as informações contidas no mesmo podem estar erradas. Portanto, para que o editor passe para a fase de checagem de informações é necessário que o texto esteja perfeito. Faça devagar, com calma e revise bem.
  3. Escreva sobre aquilo que entende: ver um texto de carro com marcas trocadas, ou um texto que fala sobre um celular apresentando como novidade algo que já existe há 10 anos é falta de atenção, conhecimento e um básico de pesquisa. Se você não entende do assunto, simplesmente não escreva.
  4. Jamais copie: as melhores empresas têm softwares capazes de avaliar se um texto é plagiado ou não. Até mesmo pequenas sentenças de 6 palavras podem causar problemas para seus sites, provocando uma reprovação automática. Por isso, seja sempre original em seus textos. Jamais reproduza, ipsis literis, aquilo que está escrito em outro site.
  5. Seja criativo:buscadores privilegiam conteúdo original, visto de um ponto de vista inédito, e recompensam os sites por isso. Por essa razão, é importante que seu texto seja melhor que qualquer outro encontrado na internet. Acostume-se a escrever textos mais longos, completos, mesmo que seu contrato não o remunere por isso no começo. Tal medida é importante para fazê-lo ser notado pela empresa que te contrata e para construir seu portfólio que te dará uma posição de destaque nesse mercado. Aproveite que está sendo pago para construir seu portfólio.
  6. Seja profissional: é duro o que vou dizer mas, no começo, você é apenas mais um redator freelancer. Há empresas com milhares de redatores em suas bases de dados, produzindo textos diariamente. Acredite, reclamações sobre reprovações, pedidos de alteração e outros tendem a ter um impacto negativo sobre a avaliação feita sobre seu trabalho. Seja absolutamente profissional e siga as recomendações e regras ao pé da letra. Construa um bom histórico profissional.
Leia também:  Camila Porto, a maior especialista em Facebook Ads do Brasil

Quer se tornar um redator freelancer de primeira linha? Então use nosso formulário e entre em contato conosco.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.