Construção e Gestão de Marcas

No mundo dos negócios, observa-se que, diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, as empresas sentem, cada vez mais, a necessidade de possuir uma marca sólida, que as definam e as representem, a fim de conquistar o maior número de consumidores possível. Sejam grandes, médias ou pequenas, elas realmente precisam construir uma marca que as simbolize, que transmita sua missão e suas ações, bem como significados positivos, como, por exemplo: credibilidade e qualidade, que desencadeiam  a chance de se manter no mercado.

A identidade visual se refere à imagem ou assinatura visual de um produto ou serviço, que tem por meta se fixar na memória do público, como experiência válida. Sempre que pensamos em uma marca, associamos aquilo que consumimos de tal empresa, representada por ela, a determinados sentimentos − bons ou ruins. Por exemplo, podemos ter experiências desagradáveis ou insatisfatórias com um serviço e não mais recorrermos a ele, por considerarmos ineficiente. Naturalmente, podemos associá-lo a sua marca, de forma negativa, a fim de não mais procurá-lo. O inverso também pode acontecer, e isso é o que se busca alcançar na criação e gestão de marcas.

Para a construção de uma identidade visual deve-se procurar transmitir a missão e os valores da empresa. É necessário, portanto, entender aquilo que está sendo vendido, seus atributos, como se diferencia dos concorrentes de mercado e quais os benefícios deverá trazer a quem opta por comprá-lo. É interessante que a empresa realize uma honesta associação entre sua marca e aquilo que disponibilizará para venda, pois de nada adiantará uma identidade visual bem definida se estiver incompatível com a eficiência de um produto ou serviço.

O branding é a atividade relacionada à criação e gestão de marcas e tem por objetivo, além da criação, o fortalecimento da identidade visual no mercado, como também a otimização do relacionamento da empresa com o consumidor. Tal atividade faz uso de diversas disciplinas, como: design, marketing  e comunicação, por exemplo,  sempre com posicionamento estratégico para o projeto de criação e implantação da marca.

Todos os esforços empregados no branding são de extrema importância para a consolidação de uma empresa em seu mercado. Atualmente a exigência do consumidor vai além de preços baixos, ele espera um relacionamento de confiabilidade com a marca escolhida e as empresas precisam se adaptar a isso. Para atingir ao consumidor, essa confiança deve começar dentro da empresa, com colaboradores que se sintam satisfeitos em produzir aquela marca ou executar aquele serviço.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.