Estratégia de conteúdo para a Web de Kristina Halvorson – avaliação

Saiba o que você vai encontrar no livro

Estratégia de conteúdo para a Web, um livro de Kristina Halvorson, fundadora da Brain Traffic, é um livro que precisa ficar na cabeceira de qualquer marketeiro digital.

O livro deixa claro aquilo que sempre repetimos em nosso blog: o quanto o conteúdo é mais importante que um CMS de última geração e um site bonito. Segundo a autora, sobram sites bem feitos por aí, mas com informação difícil de ser encontrada e com conteúdo que parece ser produzido a esmo, ao bel prazer daquele que é responsável por ele. Como ela diz, “as pessoas não vêm a um website pelo design, mas sim pelo conteúdo”.

Halvorson enfatiza a necessidade de se realizar auditoria e análise do conteúdo já existente, comparar com a concorrência e alinhar os objetivos do negócio com a expectativa dos usuários.

Um resumo dos elementos para uma estratégia de conteúdo

A estratégia de conteúdo sempre passa por quatro etapas: planejamento, criação, distribuição e governança (consideravelmente similar aos 8Ps adaptados que a Conteúdo sob Demanda adota). Na última etapa, governança, ocorre o gerenciamento do conteúdo, através da captura e encaminhamento de leads e avaliação de resultados.

O foco do livro é, principalmente, sobre SEO, com rápidas passagens por redes sociais e distribuição (por onde entrarão no site. Daí o enfoque em SEO). É dada mais importância a influenciadores (aqueles que têm sites ou canais em redes sociais populares e que podem trazer ganhos de curto e longo prazo para a empresa) do que a seguidores em redes sociais.

Leia também:  Conteúdo conceitualmente único

Dito isso, analisa-se impactos internos (público alvo, objetivo da mensagem, canais que serão usados e como estão interconectados, e como se dará a governança); impactos externos (objetivos e expectativas dos usuários, como estão os sites dos concorrentes e quais suas iniciativas, o que influenciadores dizem e quais são os eventos e tendências atuais (desde ocorrências do setor até melhores práticas de redes sociais e buscadores).

A estratégia termina definindo quais são os recursos físicos e humanos que serão usados para se atingir os objetivos: quem será responsável por qual iniciativa, que empresas podem ser contratadas, etc. e quais serão os KPIs (Key Performance Indicators).

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.