Estratégias de conteúdo

Como qualquer coisa nos negócios e na vida, uma boa estratégia de conteúdo é fundamental para alcançar o sucesso na internet.

E a boa notícia é que há fórmulas prontas para alavancar a visitação do seu site e tornar suas redes sociais um sucesso. De tempos em tempos essas fórmulas mudam, mas bom conteúdo sempre tende a permanecer.

A estratégia de conteúdo deve ser orientada, principalmente, em relação à fonte de tráfego. É preciso estudar como serão atraídos os potenciais clientes para, só então, definir que tipo de conteúdo será produzido.

Por fonte de tráfego

Focada em buscador

Aparecer bem no Google ainda é o principal fator de sucesso de um site na internet. É verdade que o buscador realizou várias mudanças, dando mais ênfase a sites mais autoritativos e aumentando as áreas de anúncio em buscas comerciais específicas, mas ainda assim o tráfego orgânico enviado por buscas é muito significativo para geração de leads.

E por uma razão muito simples: quando uma pessoa está em busca de algo, ela está mais inclinada a tomar uma ação. De quem você compra mais? Do vendedor que te aborda na rua ou da loja em que você entrou? A estratégia focada em buscador funciona bem por causa disso, com a vantagem de que você pode produzir um conteúdo hoje que estará rendendo resultados em até 5 ou mais anos para sua empresa, sem precisar promovê-lo.

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Ao contrário do que muita gente acredita, blogs servem para trazer esse tipo de resultado, mas com um pé na integração com redes sociais e newsletters.

Focada em redes sociais ou newsletter

Para que os clientes entrem em sua loja, você precisa fazer a abordagem. Precisa fazer panfletagem, colocar outdoors, fazer spots de rádio, chamar o público para conhecer sua loja. E, dentro do seu estabelecimento, você converte a venda.

É aí que entram as redes sociais e as newsletters e. Estes funcionam como aqueles promotores que abordam as pessoas na rua, com uma conversa agradável, e as convidam para entrar na loja.

A diferença é que, na internet, a estratégia precisa ser mais sofisticada. É preciso oferecer uma boa imagem, um bom vídeo, um texto numa linguagem fácil e clara para quem está decidindo.

É uma estratégia que exige atualização constante e com menor potencial de ganho orgânico de longo prazo (se parar de fazer, os resultados desaparecem). Mas se bem executada, pode gerar uma quantidade significativa de leads e ainda melhorar muito os resultados da busca orgânica, focada em Google.

Nota: aplicativos de celulares que exibem para seus leitores as atualizações do site entram, também, nesta categoria.

Por tráfego direto

Para empresas que já estão presentes no mercado há algum tempo, tráfego direto (que pode ser de buscador, pelo nome da empresa) podem ser excelentes fontes de leads.

Aqui, não há segredo. Se entram no seu site diretamente, é porque estão atrás do seu produto ou serviço. Neste caso, o conteúdo não precisa aparecer destacadamente, mas é importante que esteja numa área visível no site, com um link (pelo menos para o blog) na barra de visitação.

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Em tais casos, é interessante seguir a estratégia utilizada em redes sociais. Posts interessantes, leves, que apelem para o estilo do vida dos clientes, funcionam melhor.

Tipos de conteúdo

Uma vez definida a origem do tráfego, pode-se passar ao tipo de conteúdo que será produzido.

Tipo pode ser por formato, podendo mesclar mais de um:

  • Vídeo
  • Imagem
  • Infográfico
  • Texto

Por assunto:

  • Resolução de problemas comuns de clientes
  • Resposta a perguntas de clientes
  • Abordagem de clientes que utilizam produtos seus ou similares
  • Abordagem que englobe seu estilo de vida
  • Dentre outros

Ou por objetivo:

  • ganho de curtidas/comentários/compartilhamentos ou links (um não necessariamente leva ao outro) para estabelecer autoridade
  • captação de leads
  • melhora de rankings para determinadas páginas
  • divulgação no próprio site
  • divulgação em sites de terceiros/press releases
  • orientação para consumidores já existentes

É sempre interessante mesclar estratégias e não trabalhar somente com um tipo de assunto ou persona. Qualidade é fundamental, mas quantidade é igualmente importante.

Cada tipo de conteúdo deve ter um objetivo específico para uma determinada persona, mas a estratégia precisa ser abrangente, com conteúdos que atinjam os mais variados públicos e almejam os mais diversos objetivos.

É importante, contudo, não adotar uma estratégia "bumba-meu-boi", publicando qualquer coisa que gere apenas visitação para o site, sobre qualquer tipo de notícia, a fim de não atrair público desqualificado para venda. Também se deve evitar uma linguagem única, muito técnica ou erudita. Tais conteúdos raramente geram bons resultados, a menos que a persona seja de perfil técnico ou erudito.

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