Exemplos de marketing social

Marketing Social, engajado em causas, gera resultados palpáveis e duradouros. Entenda.

O conceito de Marketing Social não é novo. Alguns autores atestam a sua existência já nos anos 70, como sendo uma forma de utilizar as ferramentas tradicionais do marketing: pesquisas de mercado, segmentação, comunicação direta, teste de produtos, etc, para conseguir a “aceitação de uma ideia, de uma prática ou uma mudança de comportamento por parte das pessoas”.

Algumas corporações utilizam o Marketing Social (através de ações de âmbito social) apenas e tão somente para aumentar seus resultados imediatos e expor suas marcas como engajadas, mas sem um objetivo claro e de longo prazo.

Uma atitude equivocada, segundo a concepção moderna, que enxerga a importância do Marketing Social, por ser uma ferramenta de transformação que, por tabela, forma consumidores mais equilibrados, racionais e fiéis, mesmo que não seja essa a sua função principal. Um resultado obtido a longo prazo.

É notório como o Marketing Social está mais desenvolvido nas organizações do Terceiro Setor. Sem fins lucrativos, conseguem realizar a estruturação das bases do que seria o marketing social moderno, já que, por estarem livres da necessidade urgente de obtenção de lucro, seriam os mais aptos a trabalhar o gerenciamento de novos comportamentos, a transformação do homem, a formação de novos hábitos e, por consequência, a transformação do modelo de mundo atual.

Leia também:  Marketing de conteúdo é estratégia para atrair, reter e fidelizar clientes

Entendendo o mundo como uma grande aldeia global que, por sua complexidade, não comportaria mais somente “tentativas persuasivas” para a sua transformação e exigindo ferramentas práticas para se criar resultados palpáveis, que resulte na tão sonhada inclusão social, essas organizações conseguem influenciar grandes parcelas da sociedade, incluindo aí políticos e tomadores de decisão.

Novamente: o foco do Marketing Social em empresas é em resultados, o objetivo final de qualquer companhia. O que estamos dizendo é que marketing social é uma estratégia a ser considerada para influenciar consumidores e tomadores de decisão, mesmo que o resultado não seja imediato.

São exemplos de ações de Marketing Social

Em alguns setores, os benefícios do Marketing Social são óbvios: por exemplo, planos de saúde podem obter grandes ganhos ao ajudar seus associados e potenciais clientes a cuidar melhor de seus corpos e sua saúde física e mental; fabricantes de baterias podem ter grande exposição ao demonstrar como devem ser descartados seus produtos, para que não agridam o meio-ambiente (até com a possibilidade de volta para a fábrica, para fins de reciclagem). Enfim, quase todo setor pode se beneficiar de ações sociais.

Assim, pode ser considerado Marketing Social:

a) Marketing de cunho geral, com o objetivo de educar para o respeito ao trabalho de agentes de saúde, para a prática da alimentação saudável, para a conscientização da situação de fome no mundo, para a situação do meio ambiente, respeito às leis de trânsito,etc.

Leia também:  3 dicas de MBA em Marketing Digital

b) Para determinados grupos de indivíduos, como: o incentivo para que os homens cuidem da sua saúde, alunos voltem à sala de aula, mulheres façam o pré-natal e o planejamento familiar (com a participação do marido), educação financeira, etc.

c) Marketing que estimule mudanças individuais: parar de fumar, beber, consumir drogas, ingerir menos gorduras e açúcares, etc.

d) Além de campanhas voltadas para a mudança de valores: respeito às diferenças sociais, religião, cor, sexualidade, e tudo o mais que leve o indivíduo a desenvolver valores éticos e que contribuam positivamente para a saúde do organismo social como um todo.

Conclusão

Esta seria, pois, a importância do Marketing Social, já que, quando realizado do ponto de vista do empreendedorismo, resulta no fortalecimento das marcas (que ganham pontos junto aos seus clientes), constrói melhores seres humanos e consumidores, gera resultados financeiros duradouros; além da consequente formação de um excelente quadro de funcionários. E quando realizado por ONGs e demais entidades sem fins lucrativos, resulta numa sociedade mais saudável, ética, tolerante, conhecedora dos seus direitos e também dos seus deveres.

É um tipo de marketing muito eficiente e que pode ser aplicado a blogs e redes sociais com excelente custo/benefício quando comparado ao marketing tradicional. Definitivamente, algo que sua empresa pode utilizar para gerar mais compartilhamentos, links e cliques em seu site e perfil social. Por isso, entre em contato com a Conteúdo sob Demanda. Nós sabemos desenvolver estratégias para este fim.

Leia também:  Permission Marketing - Marketing de Permissão

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.