Experiência do usuário (UX) afeta rankings no Google

A UX, User Experience, que em português significa Experiência do Usuário é um dos quesitos levados em consideração pelo Google na ordem de resultados de suas páginas de busca. Talvez você esteja se perguntando, como assim? Apesar de parecer complicado, a lógica é bastante simples: O Google também deseja oferecer para seus usuários o que há de melhor em seus resultados de busca. 

A experiência do usuário é tudo o que envolve a navegabilidade de um site, desde o conteúdo, design, localização de botões, redirecionamentos corretos, boas avaliações, criatividade, tempo de permanência nas páginas, visitantes reincidentes, taxa de rejeição, tempo de abertura, ou seja, a mensuração da boa experiência é calculada com base em inúmeros fatores, não há uma fórmula mágica. É preciso trabalhar duro para entender como seus usuários pensam a fim de obter boa performance digital.

Um site que oferece conteúdo relevante, de qualidade e que respeita uma periodicidade de atualização aparecerá mais bem posicionado no ranking do motor de busca. O design responsivo, que oferece navegação adaptada para qualquer resolução de tela, é outro fator que conta, sites que estejam preparados para abertura em tablets, smartphones e outros dispositivos móveis tendem a aparecer nas primeiras páginas.

Vale lembrar que sites que copiam conteúdos de outras fontes, que contêm grande número de propagandas ou ainda que possuem má reputação na internet tendem a desaparecer das primeiras páginas ou até mesmo serem ignorados pelo Google que entende que aquele endereço não proporciona nada de útil aos seus visitantes.

Leia também:  Google supera expectativas e alcança US$ 75 bilhões de faturamento em 2015

Apesar de muita gente reclamar das estratégias do Google, a maioria concorda que esse tipo de filtro evita que usuários desavisados caiam em fraudes ou golpes na web. Outra vantagem é que as chances de perdemos tempo acessando páginas que não tem nada a ver com o que estamos buscando é bem menor.

Oferecer uma boa experiência virtual é um trabalho que requer tempo e dedicação. É necessário conhecer o público-alvo, conhecer a origem do tráfego, despertar sentimentos e aliar todos esses fatores a ações temporais rápidas e objetivas, afinal, a internet é o meio de comunicação movido por pessoas dinâmicas e dispostas a fazer tudo no menor tempo possível. 

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.