Facebook Públicos Semelhantes (Lookalike)

O Facebook Lookalike, no Brasil conhecido por “Públicos Semelhantes”, é uma funcionalidade da rede social voltada para o Marketing Digital. A ferramenta permite que seus anúncios recebam alcance segmentado através de configurações previamente elaboradas por você.

A estratégia funciona em conjunto com a ferramenta batizada de Custom Audience - Audiência Personalizada - esta é capaz de encontrar perfis no Facebook através de mailings que sua empresa possui, além de aplicativos e pixels de conversão instalados em seu site. O mecanismo é simples: ela encontra o perfil de seu cliente na rede através de dados como telefone e e-mail por exemplo.

Muitas vezes, o cliente cadastra-se em seu website ou loja virtual e passa a receber seus newsletters e anúncios. A oferta, no entanto, fica vinculada apenas ao e-mail. Através do Custom Audience é possível reforçar a imagem e lembrança de sua marca enquanto ele navega pela rede social.

Visto isso, vamos entender sobre o Lookalike – Públicos Semelhantes. Geralmente, as bases de dados e mailings utilizadas pelas empresas são pequenas e ficam vinculadas apenas aos clientes que tomaram iniciativas de cadastro. O Lookalike é uma espécie de ampliador, ou seja, ele localiza pessoas com interesses semelhantes por meio da listagem de seus amigos. A estratégia possibilita o oferecimento de seus produtos ou serviços para um público que já demonstrou algum tipo de interesse, procura ou pretensão de aquisição.

Leia também:  Saímos no R7. E sua empresa pode sair lá também

O “robozinho” do Facebook utiliza indicadores que levam em conta inúmeras variáveis. Ao final da busca, ele seleciona pessoas com comportamentos parecidos ao de seus clientes. A principal vantagem da ferramenta é, sem dúvida, o maior retorno sobre o investimento. Quando empreendedores conseguem atingir seu público alvo, as taxas de conversão apresentam aumento considerável, sem gastos com propaganda para quem não está potencialmente interessado no produto ou serviço.

Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que você monte um mailing com endereços de e-mail de 200 clientes que compraram aparelhos de ginástica em sua loja virtual no último ano. Ao utilizar o Lookalike, o Facebook irá procurar por amigos de seus consumidores que já manifestaram alguma espécie de interesse nesse tipo de produto. É possível segmentar por idade, local onde residem, dentre outros.

A maioria das pessoas possui em suas listagens amigos que pertencem a um mesmo círculo social. No caso do exemplo, é bem provável que o anúncio consiga chegar aos amigos de academia ou locais de realização dos esportes. De maneira resumida, conclui-se que o marketing digital quando bem utilizado por meio de funcionalidades como essa, é capaz não somente de acelerar suas vendas como também impulsionar sua marca, tornando-a acessível ao clique de seus clientes em potencial.

Imagem: odee.com

Leia também:  O que é SEM?

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.