Google Knowledge Graph resulta em menos tráfego para a Wikipedia

O Google Knowledge Graph (Gráfico de conhecimento, em tradução livre) é uma base de conhecimento adicionada à ferramenta de pesquisa do Google em 2012, mas que vem sendo intensificada nos últimos anos. Seu objetivo é facilitar as pesquisas e prover as informações principais sobre o tópico pesquisado ao usuário, evitando que ele tenha de navegar por diversas páginas para encontrá-los. Para fazer isso, o Knowledge Graph possui informações sobre as palavras-chaves utilizadas fazendo com que elas deixem de ser dados aleatórios e adquiram significado, através de análise semântica, além de uma base de fatos, extraída de fontes públicas, como a própria Wikipedia.

Sites que dão somente informações objetivas aos usuários são os que mais perdem tráfego, já que o usuário simplesmente encontra o que precisa no topo da página de pesquisa. Por isso, os melhores sites já começaram a diversificar seu conteúdo, tornando-o mais especializado, específico e direcionado a um público alvo, para oferecer algo a mais para usuários que estejam em busca de informações não-triviais, algo além do Knowledge Graph.

A Wikipedia é um site especialmente para a oferta de informações objetivas, com análise profunda em tópicos em que muitos usuários querem uma resposta rápida. Tais características o tornaram um dos sites com maior popularidade e credibilidade do mundo. No entanto, o tráfego de buscador vem declinando já há algum tempo, de acordo com Jimmy Wales.

Leia também:  Marketing de conteúdo no Facebook

O co-fundador da Wikipedia nega que existam problemas com a “invasão” do Google em seu território. Segundo ele, a Wikipedia não é dependente somente dos cliques provenientes de buscas para ganhar seu sustento como muitos outros sites. Ele também afirma que a maioria de seus usuários são muito fiéis e que o Google Knowledge Graph não interferirá na qualidade geral da enciclopédia. A queda no tráfego é corroborada por dados estatísticos, mesmo que o site continue sendo um dos mais populares e com melhores rankings na web.

A verdade é que o Knowledge Graph ainda é uma ferramenta em desenvolvimento e que será melhorada aos poucos. Isso não é um grande risco para a Wikipedia, mas é algo que sua empresa, que depende de tráfego de buscador, deve pensar. Contacte a Conteúdo sob Demanda e fique por dentro de nossas soluções e ideias para sua empresa ficar sempre por cima.

Nas imagens abaixo, três exemplo de Knowledge Graph:

Um acontecimento corrente, como o último resultado da Mega Sena:

Uma palavra de dicionário, como "Conhecimento":

Um filme, como "Mad Max" (à direita):

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.