Google Penguin 4.0 – agora em tempo real

Depois de quase 2 anos, Google atualizou seu algoritmo mais importante para enfrentar spam de buscadores. Saiba o que mudou.

Texto de nível avançado.

Eis aí a grande notícia da semana. Finalmente, após quase dois anos de espera, o Google resolveu fazer uma atualização do algoritmo Penguin. Para quem não está acostumado com marketing digital, o Penguin é aquele que pune sites pelos links que este recebe, quando são de baixa qualidade.

Uma nota: se você contratou uma empresa de SEO inidônea, com um link building suspeito, você está a perigo.

penguin

Uma breve história (pode pular essa parte se já estiver familiar com o Penguin)

No começo, o Penguin causou um grande problema para proprietários de sites em geral, pois valia de tudo para conseguir os preciosos links. Hoje em dia, com sites limpos e links em boas publicações, relevantes, partindo de conteúdos bem construídos, é mais difícil ver um bom webmaster penalizado (embora existam casos do chamado SEO negativo, quando seu concorrente, propositalmente, cria links em páginas de baixa qualidade para te derrubar, algo que esta versão de Penguin promete eliminar).

O que o Google enfatiza é que seus links devem ser relevantes, de sites e conteúdos relacionados. Similar ao que acontece no marketing tradicional, o Google vai enxergar com maus olhos se um link para sua loja de material de construção aparecer em um conteúdo falando de jogos para celular, assunto que nada tem a ver com seu produto. No entanto, se você aparecer em uma boa revista online, aí sim seu link terá conotação positiva.

Leia também:  Google punirá popups no orgânico para celulares

Igualmente, se um site tem muito SPAM (para o Google, basicamente, links que remetem a termos exatos de busca, através das chamadas âncoras, falando de tudo quanto é assunto), um link daquele site será suspeito, mesmo que seja relevante.

Muitos links suspeitos e seu site é acometido pelo Penguin.

Qual é a novidade?

Bom, agora a novidade é que, além da atualização, que puniu sites que estavam novamente abusando das práticas para construir links e aliviou as penalidades sobre aqueles que abusaram no passado, o algoritmo é atualizado em tempo real. Na verdade, punição não é o termo exato no Penguin 4.0, pois segundo o Google, os links serão apenas desconsiderados.

Ou seja, assim que o Google varre a internet, ele é capaz de detectar quando um link é SPAM ou não. Se for SPAM, já conta pontos para o Penguin imediatamente, e sua punição é mais rápida.

Por outro lado, se você tiver seu site punido (através do desconto de links), é provável que em poucas semanas você seja capaz de aliviar a penalidade, não tendo que esperar outra atualização do algoritmo.

Outra novidade é que agora as punições são mais direcionadas para páginas ou seções específicas de cada site, o que é chamado de granularidade. Ou seja, se houver um problema de SPAM em uma das páginas, é menos provável que o site inteiro seja atingido.

Leia também:  Atualização do Facebook em julho de 2016: mais pessoal

Ficou mais difícil saber se você foi atingido

Um problema que surge com a atualização em tempo real é que agora é mais difícil saber se você foi atingido pelo algoritmo Penguin. Se você terceiriza a gestão de links para uma agência, é preciso coletar os links que foram feitos e auditá-los para checar.

Antes havia a opção de utilizar ferramentas que mostravam como estava o tráfego do seu site após cada atualização (esta é uma, que mostra outros algoritmos, como Phantom, Mobile, etc.).

Agora, no entanto, você precisa de uma agência que saiba analisar qualidade de conteúdo e links para seu site. Mesmo as ferramentas que apontam qual o potencial de SPAM de um link não são muito confiáveis, pois trabalham com análises qualitativas dos sites, que podem ser bem diferentes daquelas usadas pelo Google. A granularidade, ou seja, a penalização por página, torna a tarefa ainda mais árdua.

Como se proteger?

Primeiro, não saia criando links em comentários de blogs, fóruns, blogs sem relação com seu negócio, nem contrate uma agência de SEO dúbia para fazer seu "linkbuilding". Pode até ser que esses links funcionem por um tempo (se tanto), mas seu site acabará no limbo se você apostar somente nisso (e sempre há a possibilidade de cair em punição manual). Por segurança, monitore seus links com uma agência que saiba fazer o serviço, para se certificar de que um concorrente não está fazendo isso em seu lugar.

Leia também:  Google Adwords: caracteres adicionais para anúncio

Tenha uma estratégia global de marketing digital, que tenha um tripé em e-mail marketing/redes sociais, resultados orgânicos e PPC, para não depender somente de cliques orgânicos. Construir um negócio que possa sobreviver comprando publicidade é ainda mais necessário num momento em que buscas com um pequeno intuito comercial são dominadas por anúncios no Google e no Bing, e postagens do Facebook precisem ser impulsionadas.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.