Inbound vs outbound marketing – conceito

O marketing atual está dividido em duas vertentes principais: o outbound marketing e o inbound marketing. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens e o debate sobre qual é o mais eficiente ainda é bastante acalorado. Eles também possuem muitas diferenças e semelhanças, conheça um pouquinho mais de cada um deles e aprenda a diferencia-los.

O que é outbound marketing?

Esse tipo de marketing é o mais tradicional dos dois e muitas vezes é chamado de ultrapassado por quem não entende do assunto. A metodologia outbound utiliza técnicas em grande escala para atrair o cliente como outdoors, telemarketing e propagandas.

O outbound marketing é intrusivo na vida do consumidor e tenta “força-lo” a consumir certo produto ou serviço. Através das ligações, das propagandas na TV e na rádio a empresa tenta chamar a atenção do cliente e convencê-lo de que necessita do produto sendo oferecido. Um dos grandes problemas encontrados por quem utiliza as estratégias outbound é o alto custo e o retorno cada vez mais baixo.

Uma campanha de marketing na metodologia outbound exige grandes investimentos e, considerando-se o número de pessoas que atinge, baixa conversão. Alguns consideram o grande público atingido por estratégias outbound uma vantagem, pois ao mostrar seu conteúdo a um grande número de pessoas, é mais provável que ao menos algumas delas terão interesse.

O que é inbound marketing?

A grande diferença entre inbound e outbound marketing está em sua maneira de abordar os consumidores. Enquanto o outbound marketing tenta atingir o maior número possível de pessoal, o inbound tenta encontrar as pessoas certas que possam ter interesse na empresa e atingi-las com o conteúdo certo. A intenção da metodologia inbound é converter o consumidor sem forçar sua vontade, por isso é considerado menos intrusivo.

Leia também:  Análise de perfil demográfico no Google Analytics

Diferente da metodologia outbound, o inbound utiliza-se de meios tecnológicos para alcançar seus possíveis consumidores. Redes sociais, blogs e e-mails personalizados são o principal meio de comunicação utilizado por esse tipo de metodologia.

No inbound utiliza-se conteúdo direcionado a uma persona (modelo ideal de consumidor). Esse conteúdo deve ser atrativo e com qualidade o suficiente para que os consumidores que se encaixam nessa persona o encontrem através das redes sociais e mecanismos de busca.

Depois de ser atraído pelo conteúdo o consumidor em potencial está preparado para conhecer a empresa. Isso cria um elo de confiança entre empresa e consumidor e o deixa mais propenso a continuar sua jornada de compra. O inbound marketing também trabalha com o pós-compra do consumidor e tenta satisfaze-lo no atendimento e acompanhamento.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.