Marketing de conteúdo e Philip Kotler

Saiba como o Marketing 3.0, preconizado por Philip Kotler, envolve marketing de conteúdo.

Selo de Philip Kotler na Indonésia. Imagem de Wikimedia

Selo de Philip Kotler, na Indonésia. Imagem de Wikimedia

O norte-americano Philip Kotler é considerado o maior especialista em marketing de conteúdo do mundo. O professor universitário tem pós-doutorado em matemática pela Universidade de Harvard. Há alguns anos, um importante jornal dos Estados Unidos o classificou como a sexta pessoa com mais influência no mundo dos negócios. Kotler já prestou consultoria em marketing de conteúdo para grandes empresas multinacionais. Atualmente, o professor apresenta seminários em importantes metrópoles mundiais.

O marketing é uma disciplina que analisa o comportamento dos consumidores e dos mercados, com o intuito de avaliar a gestão comercial de determinada empresa, fidelizando os clientes. Para Kotler, esse é um processo social, onde indivíduos conquistam o que procuram por meio da oferta e troca de produtos. De acordo com o professor, conteúdo é uma rede complexa de dados que passam por um crivo, sendo estruturado e organizado para chamar a atenção do destinatário final, devendo possuir um apelo para que isso ocorra.

Ao longo dos anos, o marketing passou por diversas etapas:

  • Marketing 1.0, que após a revolução industrial somente tinha o objetivo de vender produtos massificados. O foco era na funcionalidade dos produtos, exigindo grande grau de adaptação dos consumidores a eles.
  • Marketing 2.0, que se potencializou graças às tecnologia de distribuição da informação, particularmente TV, rádio, jornais e revistas. A maior concorrência e a consolidação dos métodos industriais levaram a uma maior preocupação com a qualidade e opções oferecidas aos consumidores. Ou seja: o foco passou a ser o consumidor.
  • Marketing 3.0, que se baseia na interação com os consumidores. A internet deu muito mais opções de canais e meios dos consumidores seguirem informações e notícias de seu interesse. Não só isso: este, agora, também pode interagir com a marca, reclamando publicamente ou comentando em blogs e redes sociais. Isso requer uma postura clara de ação da empresa na rede. O foco são valores.
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Marketing de conteúdo está inserido no marketing 3.0. De acordo com Kotler, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para a gestão de conhecimento, com a utilização de técnicas para alavancar o conhecimento já adquirido pelas empresas, mas que ainda não garantem resultados eficientes e positivos. Dessa forma, o marketing de conteúdo conquista e engaja o público, garantindo o sucesso do empreendimento.

Ou seja: estudos de palavras-chave, grau de interação do consumidor com conteúdo produzido pela empresa (através de comentários, compartilhamentos, etc.), mensuração de leads obtidos através de determinados conteúdos, são todas técnicas que se valem da interação dos potenciais compradores com a empresa. Algo cada vez mais essencial para conseguir destaque em ambientes tão competitivos.

Ao fazer marketing de conteúdo, a empresa transforma a marca em fonte segura de conhecimento para o consumidor, facilitando o posterior processo de vendas. O sucesso desta forma ocorre quando a empresa se faz presente em todas as etapas de compra de determinado produto ou mercadoria, daí a importância de estar presente em destaque nos buscadores. Porém, o marketing de conteúdo não pode ser visto como uma ação única de compra de produto, já que sua principal função seja, talvez, fidelizar o cliente, fazendo com que ele esteja sempre por perto para adquirir novos produtos da empresa. Para que isso ocorra é necessário trabalhar importantes canais, assim como blogs, e-mail marketing, uso de vídeos em redes sociais, e-book, palestras, etc.

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