Marketing de conteúdo para empresas do ramo farmacêutico

Quer aumentar as vendas de sua farmácia ou laboratório? Veja como fazer isso com conteúdo.

medicamentos

Não existe apenas um tipo de empresa no ramo farmacêutico. As necessidades da ponta de varejo, como as redes de farmácia, são completamente diferentes daquelas dos distribuidores ou fabricantes, por exemplo. De modo que as diferentes necessidades fazem com que o tipo de conteúdo que será produzido, bem como o público que será atingido, façam das estratégias de marketing de conteúdo radicalmente distintas para cada empresa.

Por exemplo, se no varejo, a intenção é “fazer barulho” e atrair o consumidor para uma das lojas da rede ou, até mesmo, para compra no e-commerce da empresa, através de conteúdos que demonstrem para que serve cada remédio, resumos de bula, artigos de referência de sintomas, etc., no atacado o objetivo é completamente diferente: fazer com que redes de farmácia queiram comprar os remédios.

Ou seja: no varejo, temos ampla liberdade de produzir conteúdos que discorram sobre as mais diversas marcas e medicamentos, de uma maneira bastante livre (desde que observadas as regras de publicidade do setor). Mas para fabricantes e atacadistas em geral, o objetivo é normalmente promover uma determinada marca ou medicamento específicos.

E, mesmo no atacado, quando se busca ações dos compradores de farmácia, a estratégia pode ser mais eficaz através de medidas de estímulo à demanda. Por exemplo:

  • realizando marketing para que profissionais de saúde tomem conhecimento do remédio e suas propriedades, o que pode ser conseguido através da publicação de artigos mais tecnicamente profundos e forte divulgação para canais web de área médica;
  • fazendo com que o público tome conhecimento do medicamento em questão (resguardadas todas as restrições de órgãos de controle, como a Anvisa), através de conteúdo que aborde sintomas ou determinadas características de um mal-estar ou de uma certa condição de saúde;
  • dentre outras.
Leia também:  Como cobrir um tópico em profundidade

Cabe, por fim, lembrar que nem sempre é adequado escolher apenas um tipo de conteúdo, uma única estratégia de distribuição e um único público-alvo. Na verdade, quanto mais holística for a maneira com que se encara marketing de conteúdo e digital, ou seja, quanto mais variado for o conteúdo e suas estratégias, melhor tende a ser o resultado geral em termos de custo/benefício.

Entre em contato conosco. A Conteúdo sob Demanda sabe como avaliar o tipo e a estratégia correta, alinhada aos objetivos de sua empresa.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.