Melhores vendas através de marketing de conteúdo

Sua empresa pode ter o melhor equipamento do mundo. Você pode gastar uma fortuna recrutando os melhores técnicos para produzir o que há de melhor em produtos e serviços de sua área. Você pode gastar fortunas em publicidade em canais prestigiosos. Mas nada disso adianta se sua empresa não conseguir vender.

O mesmo se aplica ao marketing de conteúdo. Produzir conteúdo não é só ter uma revista online que ninguém lê e que não traga valorização para sua marca. É preciso que o conteúdo seja bem produzido, passe credibilidade e gere engajamento de seus clientes, contribuindo para gerar leads e vendas.

Não só isso. É preciso, também, que esse conteúdo atinja seu público alvo. Que seus potenciais e atuais clientes saibam que ele exista, para gerar vendas atuais ou futuras.

Conteúdo para vender

O conteúdo pode ser de dois tipos: de referência ou do tipo sales copy.

O primeiro é aquele tipo de conteúdo produzido para uma revista. É algo do interesse de seus clientes, para mostrar a eles que a sua empresa tem domínio de sua área de atuação e está capacitada a atendê-los da melhor maneira possível. É um conteúdo que valoriza sua marca e gera fidelidade. Com atualização frequente, seu público estará sempre conectado à sua empresa, fazendo com que se lembrem mais facilmente de você na hora de fechar negócio. Normalmente tem um gancho discreto para descrever seus produtos e serviços, mas seu foco é na informação e orientação, não na venda.

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O segundo, sales copy, é aquele conteúdo direto, com uma chamada para ação momentânea. Pode ser a descrição de um produto ou algo mais longo, para gerar um desejo de comprar. Pode começar informativo, mas sempre terá um gancho forte para a venda, ao final.

Promovendo o conteúdo

Após publicado o conteúdo, é necessário promovê-lo. A menos que você tenha uma revista já conceituadíssima e muito visitada, seu conteúdo não será visto se não for colocado em frente das pessoas que podem se interessar por ele.

E aqui entra nossa orientação de promovê-lo em redes sociais e anúncios em buscadores e outros sites. Um anúncio de conteúdo no Google ou a promoção de um post no Facebook costumam ser formas muito baratas de atrair público relevante para seu negócio, com grandes possibilidades de comprar.

Não só isso. Um bom conteúdo de referência pode ser exibido por outros sites ou mesmo jornais de forma gratuita ou a um custo mais baixo que um anúncio de seus produtos e serviços, com resultados que podem ser muito vantajosos.

Qual o conteúdo mais próprio para minha empresa e onde promovê-lo?

A produção de conteúdo não é um jogo de uma única escolha. Na verdade, sua empresa pode explorar todas as possibilidades e canais, para gerar um melhor resultado. Ou seja, haverá momentos em que é efetivo produzir um conteúdo do tipo sales copy para converter seu público no Facebook e em outros onde é melhor ter um texto de referência aparecendo bem no Google, para que se lembrem de sua empresa.

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