Método Canvas para Marketing Digital

Saiba o que é o Método Canvas e imprima um modelo para você usar em sua empresa.

Ter um negócio ou ser responsável por determinadas áreas de uma empresa, como empregado, não é uma tarefa fácil, ainda mais se estivermos falando da área de marketing. Conhecer o plano de negócios da companhia e saber apresentar a empresa de maneira clara e objetiva ao público e clientes em potencial é fundamental para conquistar bons resultados. Se você precisa de uma ajudinha nesta área, conheça o modelo Canvas, que promete facilitar a criação de um modelo de negócio e viabilizar o marketing digital.

O modelo Canvas, ou Business Model Canvas, ou ainda “Quadro de Modelo de Negócios, criado por Alex Ostwerwalder, permite ao interessado criar um plano de negócio em diversas áreas, incluindo negócios digitais, e identificar as principais áreas, interesses e objetivos da empresa, facilitando o desempenho de todas as áreas da companhia e a manutenção de tarefas do dia-a-dia.

O Canvas se assemelha a um quadro ou tela (daí o nome), e traz os principais itens e setores de uma empresa, abrangendo áreas do negócio, como finanças, estrutura, clientes, ofertas. Deste modo, as ações e obrigações de cada área se apresenta de modo coeso e consistente, facilitando a visualização e tomada de decisões. Com a utilização do Canvas, se torna mais fácil estabelecer metas, traçar objetivos e realizar mudanças necessárias em todas as áreas.

Leia também:  Marketing de conteúdo para contadores

De modo simples, me apenas uma página, a ferramenta permite que se faça o gerenciamento estratégico do marketing digital, por exemplo, e deixa tarefas, como desenvolvimento e esboço de novos negócios e de estratégias para negócios em curso, mais simples e mais claras a todos os envolvidos.

Você pode identificar seus clientes, suas necessidades, seus interesses e, com a ajuda do Canvas, traçar as melhores estratégias de marketing, com maior abrangência e maior efetividade, o que é fundamental neste mundo de rápidas mudanças e inovações, que exigem transformações e ações imediatas para os negócios físicos e digitais, além de maior interação com seu público-alvo por meio de site, redes sociais, e outras ferramentas atuais.

Modelo de Canvas para Marketing Digital

Quer um modelo? Veja nossa sugestão de um canvas para marketing digital. Eis uma sugestão de uso para cada seção:

  • Parceiros: associações, clientes, fornecedores e outros sites que podem servir para você divulgar seus produtos ou serviços;
  • Recursos: que funcionários ou serviços podem ser utilizados para a estratégia de marketing digital?
  • Atividades: o que será feito para atingir os objetivos? Produção de conteúdo, atualização de produtos no site, promoção em redes sociais, etc;
  • Objetivos: qual o impacto esperado pela ação de marketing digital e em quanto tempo?
  • Relacionamento com clientes: como será feito o relacionamento? Telefone, formulários em sites, respostas em redes sociais?
  • Canais: que canais serão utilizados? Blog com foco em SEO, Adwords, Facebook, e-mail marketing?
  • Personas: quem é seu público alvo? Quem são as personas?
  • Produção de conteúdo: que tipo de conteúdo será produzido? Mais informativo, mais comercial? Texto para páginas de cada produto? Haverá foco em conversão imediata ou captação de newsletter?
  • Métricas: quais serão as métricas usadas? Qual o prazo e números que farão desistir de uma estratégia ou intensificá-la?
Leia também:  O que é marketing digital?

Pode fazer download da figura e usar à vontade:

Canvas para Marketing Digital

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.