O que é demarketing?

Demarketing é o marketing ao contrário, para desestimular a contratação de um produto ou serviço. Entenda seus tipos.

Demarketing pode ser definido como uma maneira de reduzir a busca de certos serviços, produtos e bens de forma provisória ou não. A busca constante de certos serviços e bens pode levar a elaboração de recursos de Demarketing como maneira de delimitar ou minimizar a sua busca. Em muitos casos a organização não tem produtividade ou disposição estratégica para ter maior demanda de seus serviços e bens, pelo que se requer desanimar seus clientes/consumidores. Pode ser definida também como uma maneira de dividir o mercado ou de buscar produtos mais lucrativos ou ainda uma maneira de balancear a procura e a oferta.

Ou seja. Enquanto o Marketing tem como principio aumentar a demanda por procura de produtos e serviços, o Demarketing, ao contrário, tem o objetivo oposto, diminuir a demanda por bens e serviços.

Tipos de Demarketing

Reequilíbrio de oferta/demanda

O Demarketing normalmente vem para equilibrar a demanda excessiva por bens e consumos. Quando a procura é maior que a oferta, o Demarketing tem um papel importante, criando formas para reduzir a demanda como subir os preços, minimizar a oferta de um determinado produto para que esse cenário não atrapalhe a organização.

Um exemplo de Demarketing para equilibrar a oferta e a demanda está na existência do horário de verão e em outras iniciativas do setor elétrico para reduzir o consumo de energia. Nestes casos, existe uma estrutura física existente que não pode ser facilmente ampliada (como usinas e linhas de transmissão). A demanda maior faz com que a estrutura funcione no limite e daí vem a necessidade de reduzi-la.

Leia também:  O que são clickbaits e linkbaits?

Exemplo de Demarketing para economizar energia

Desencorajamento de consumo para produto perigoso ou nocivo

A indústria da Saúde está repleta de exemplos de desencorajamento da demanda para produtos nocivos ou perigosos. Um exemplo clássico está na indústria do cigarro (para aqueles que desejam se aprofundar, há um artigo científico aqui).

Aquelas fotos de pulmões sujos, homens impotentes, doenças cardíacas e outras são todos exemplos de Demarketing para fazer com que as pessoas fumem menos cigarro.

Qualificação de cliente

O Demarketing também pode direcionar o cliente para o produto ou serviço que a empresa quer oferecer e que está disponível no momento. Em geral, a técnica pode servir para diminuir a busca por um produto para evidenciar outro produto mais interessante.

Por exemplo, nós mesmos na Conteúdo sob Demanda praticamos Demarketing quando muitos clientes nos procuram, meramente, para produção de conteúdo. Nós sabemos que simplesmente criar artigos aleatórios, mesmo que utilizando de boas ferramentas de automação de marcas para pesquisa de palavras-chave, provavelmente não gerará bons resultados para os clientes, além de ser uma tarefa de baixo retorno para nós. Deste modo, oferecemos soluções de marketing digital mais complexas, que envolvem produção de conteúdo de maneira estratégica, de modo a alavancar os resultados de marketing digital da empresa como um todo.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.