O que é um site responsivo?

Atualmente existem diversos dispositivos com acesso a internet, sendo os mais utilizados o notebook ou computador de mesa, o tablet e os celulares smartphones. Cada aparelho possui uma tela com determinadas polegadas, e forma de visualização, o que pode dificultar a navegação do usuário pelas páginas da internet. Por essa razão, com o aumento do uso desses dispositivos, foi necessário adaptar o  layout dos sites, para que esses fossem funcionais em todos os meios.  Esses sites passaram a ser nomeados de "sites responsivos" ou "layout responsivo".

A aparência e a disposição dos sites responsivos se alteram de acordo com o tamanho da tela em que são exibidos, e com a posição da mesma. Por exemplo, ao deitar um smartphone  os itens do site vão se reorganizar para facilitar a visualização pelo usuário. O mesmo site visto na tela de um tablet, novamente se reorganizará de acordo com a posição e visualização do dispositivo, sempre mantendo os itens principais em primeiro lugar.

Quanto custa?

O valor do site responsivo varia de acordo com a empresa contratada para criá-lo. Geralmente não é cobrado a mais, pois grande parte dos desenvolvedores (entre eles, a Conteúdo sob Demanda) já inclui o layout responsivo em seus planos. Naturalmente, quanto mais itens, mais páginas, imagens, ou seja de acordo com o design, o valor pode ser mais alto.

Qual a importância?

No início de 2015, a Google lançou uma campanha chamada #MobileMadness, que visava tornar o uso dos sites responsivos um dos itens para a classificação nos resultados de buscas a partir do dia 21 de abril. Sendo assim, para manter o site em destaque, e garantir uma boa navegação para os usuários, é imprescindível obter um layout responsivo, e atualizá-lo constantemente. Com essas ações, seu site terá maior relevância nos buscadores, caso seja um site de vendas, com certeza ganhará mais clientes. A própria google disponibiliza um guia para testar a compatibilidade do seu site com os dispositivos moveis, no Google WebMasters (acesso ao link: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?utm_source=wmblog&utm_campaign=mobile-madness).

Leia também:  Por que preciso pagar para promover o conteúdo?

De acordo com o projeto a ser exibido, também pode ser utilizado um site mobile, neste caso o layout será adaptável apenas aos  dispositivos moveis, obtendo um sub-domínio.  O importante é definir bem os objetivos que ser alcançar, determinando assim qual a melhor escolha.

Texto feito por Talita M. Ventura

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.