O que são personas?

Afinal, o que são personas de marketing digital?

Nível do artigo: introdutório

Você conhece bem o conceito de marketing digital, e o que este abrange? Para entendermos o que é uma persona, precisamos ter em mente o que é marketing digital.

Marketing Digital, que às vezes abrange Web Marketing, embora tenhamos a visão de aquele é um conceito mais amplo, são atitudes de comunicação que as empresas fazem por meio do celular, internet e outros meios digitais para ganhar mais clientes, melhorar o relacionamento com eles, divulgar e comercializar produtos, serviços e marcas. O Marketing Digital é trabalhar o consumidor que também é digital, e é necessário entender o perfil desse cliente para melhorar os produtos/serviços e realizar as campanhas certas para atrair novos consumidores ou manter os mais antigos.

Persona de Marketing Digital, ou avatar, ou ainda arquétipo do comprador, é o nome dado ao conhecimento e entendimento do perfil do consumidor, de um cliente típico. Leva-se em conta as características dos atuais e potenciais clientes, seus desejos, seus problemas, suas preferências. A persona é resultado de uma análise e identificação das semelhanças entre os potenciais compradores, podendo incluir, até mesmo, uima investigação realizada nos clientes insatisfeitos e satisfeitos dos concorrentes.

Ou seja: é algo mais específico que a definição de público-alvo do marketing tradicional. Neste, a escolhe se dá principalmente por posicionamento. As placas, anúncios de rádio e até mesmo os de TV levam em conta localização geográfica, perfil dos espectadores e faixa etária de quem provavelmente estará passando por aquele lugar ou acompanhando uma programação de rádio ou TV. No marketing digital é parecido, exceto pelo fato de que você pode simplesmente excluir certos perfis de público, não deixando que eles vejam seu anúncio e consumam sua verba de publicidade.

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A coleta de dados para a criação de personas, ou a formação dos perfis dos consumidores não é tarefa fácil, os dados não podem ser imaginados ou baseados em achismos e palpites, mas tem que estar fundamentados em dados reais, analíticos. E a melhor maneira de se obter essas informações é conversando diretamente com o público alvo.

Quanto mais informações você tiver do público, mais simples será para definir a comunicação e campanhas de marketing. Você pode iniciar buscando as respostas das perguntas: Quem são meus clientes? Quais as características dos clientes e possíveis clientes? Quais são as atividades que eles realizam? Qual o grau de escolaridade deles? Quem influencia as decisões deles?

Entenda que você precisa ser consciente das necessidades e prioridades dos clientes em relação ao produto/serviço. De posse das respostas das perguntas acima, você poderá criar a persona corretamente e assim trabalhar as estratégias de marketing certas para atingir seu público alvo com um bom conteúdo e com grandes chances de obter sucesso. Ou pode contar com os serviços da Conteúdo sob Demanda, especialista neste tipo de demanda. Entre em contato conosco.

Exemplos de personas

Após o levantamento, tem-se um perfil demográfico bastante preciso das personas definidas.

É importante definir grau de escolaridade, idade, função principal (decisor/influenciador de compra), que tipo de publicações gosta de ler e que tipo de conteúdo gostaria de encontrar. A partir dessas informações, o conteúdo é criado com elementos que agradem a este tipo de usuário que, obviamente, deve coincidir com um perfil de comprador da empresa.

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Vamos a alguns exemplos:

  • para uma empresa que vende softwares: decisor - médio empresário, com grau de escolaridade superior, muito ocupado, que prefere informações textos rápidos e objetivos. Idade acima de 40 anos, sexo feminino ou masculino. Lê revistas como Valor e Exame impressas e tem sua atenção voltadas a textos analíticos, recheados de dados e fatos. Pode ler o texto indicado por um influenciador
  • também para empresa que vende softwares: influenciador - gerente de TI, grau de escolaridade superior, cuja principal preocupação é análise de custo/benefício e adequação à infra-estrutura da empresa. Idade entre 30 e 50 anos, sexo masculino ou feminino. Não tomará a decisão da compra, mas uma opinião negativa sua pode prejudicá-la. Prefere textos profundos e técnicos e gosta de acompanhar sites como Slashdot, Zdnet e outros.
  • para uma empresa do ramo alimentício: decisor - dona de casa responsável pelas compras do lar. Não trabalha fora ou é aposentada. Idade acima de 50 anos. Gosta de preparar pratos e busca receitas na internet. Nível de escolaridade médio ou superior, preocupação principal é agradar a marido, filhos, netos e amigos
  • para uma empresa que vende carrinhos de brinquedo: influenciador - menino de 6 a 10 anos, cujos pais estimulam atividades ao ar livre e que dispõe de quintal amplo para suas brincadeiras

Note que algumas são bastante específicas, enquanto outras podem ser mais genéricas, o que normalmente ocorre quando o produto/serviço da empresa foca em um público mais amplo.

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