Permission Marketing – Marketing de Permissão

Marketing de permissão (ou, no original, em inglês, Permission Marketing) é um termo cunhado por um dos maiores especialistas da área, Seth Godin, em livro homônimo. Como ele mesmo define, foi seu primeiro livro “real”, produzido como um trabalho solo e vendido de uma maneira tradicional para tais publicações.

O livro foi lançado em 1999. Embora seu foco seja mais amplo, a influência do surgimento da Internet, então em sua infância, teve forte peso no trabalho. O Google havia sido fundado no ano anterior e a “menina dos olhos” de qualquer marqueteiro era o e-mail, então usado para comunicações pessoais e, bem, spam. Para se ter uma ideia, a lei anti-spam, o CAN-SPAM Act, só tornou a prática ilegal, nos Estados Unidos, em 2003.

Naquela época, spam funcionava bem, mas as mensagens mal trabalhadas - muitas vezes com erros de escrita - e enviadas de forma massiva, dezenas ou centenas de vezes no mesmo dia para as mesmas pessoas, queimavam as marcas, tornando-as mal vistas pelo público, fazendo com que este ignorasse ou mesmo tentasse bloquear suas mensagens. Seu caráter invasivo podia ser comparado às ligações de televendas durante a madrugada: baixa chance de conversão e muito incômodo para quem as recebia.

Godin já enxergava que tais táticas não surtiriam mais efeito ou que, pelo menos, teriam eficácia cada vez mais baixa. No lugar de, constantemente, interromper as pessoas com anúncios de TV, Spam, televendas, etc., as empresas deveriam obter permissão de seus clientes para contatá-los, só assim ganhando sua atenção.

Leia também:  O que é SEM?

No marketing de permissão é o cliente que precisa, voluntariamente, ceder seu tempo para ouvir a mensagem da empresa. É preciso agradá-lo, disponibilizar algo que atraia sua atenção: pode ser uma grande liquidação, um produto barato que atraia o cliente para a loja, um presente ou conteúdo informativo.

O inbound marketing, portanto, tem tudo a ver com marketing de permissão. Produzindo conteúdo que atraia a atenção de seu cliente, com informações e dicas práticas para seu dia a dia, que evidenciem como os produtos da empresa podem tornar sua vida mais fácil, são uma maneira eficiente e barata de obter a permissão de que sua organização precisa. Fale com a Conteúdo sob Demanda e solicite uma proposta.

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