Qual é o melhor horário para postar no blog?

Respondendo curto e grosso: pouco antes do horário em que seu site tem o maior tráfego.

Se você já tem um site, provavelmente já tem pelo menos Google Analytics instalado (se não tem, faça-o para ontem). Se seu site não tem ainda tráfego relevante, adote as estratégias corretas ou comece um blog bem direcionado imediatamente com quem entende (a Conteúdo sob Demanda está aqui para isso) e comece a coletar estatísticas.

Na guia, selecione tráfego de pesquisa. A razão disso é que esta fonte de tráfego costuma enviar visitas em números mais previsíveis, ao contrário de outras fontes, que podem ser afetadas justamente pelo horário em que você costuma publicar:

No gráfico de visão geral, visualize a visitação por hora, conforme figura abaixo:

O gráfico vai te dar picos onde seu site recebe um maior número de visitantes. Identifique o horário no qual esses picos costumam ocorrer. É neste horário que seus usuários costumam buscar notícias e conteúdo relacionados ao seu site. Logo, estão mais dispostos a ler seus textos nesta hora.

O site abaixo, por exemplo, tem uma tendência a ter mais visitas por volta de 12:00-15:00, como mostram os picos do gráfico.

Nota: você também pode usar relatórios personalizados para isso. Vá em "Personalização" e escolha "Hora" em Detalhes da Dimensão:

analytics filtro hora

Por plataforma

O ideal é sempre publicar em seu site algumas horas antes do horário de pico. Isso porque o conteúdo precisa estar presente para uma eventual newsletter, divulgação em redes sociais e indexação em buscadores.

Leia também:  Marketing digital em Curitiba

Algumas dicas:

Publique o conteúdo pelo menos 3 a 4 horas antes do horário de pico. Dê tempo para que seja indexado. Dispare a newsletter cerca de uma hora antes do horário de pico, para ter certeza de que estará no topo dos e-mails durante o horário de leitura. Dispare tweets no início do horário de pico. Twitter é em tempo real, portanto é bom fazê-lo o mais próximo possível do horário ideal, lembrando-se de dar tempo para retweets. Publique no Facebook assim que o conteúdo for para o ar. O Edgerank (algoritmo do Face que determina a ordem em que publicações aparecem na área de qualquer pessoa) dará algum destaque a seu conteúdo por algum tempo. Só não se esqueça de impulsionar.

O horário depende do nicho

Não existe um horário certo para todo tipo de blog ou site. Um site esportivo, por exemplo, terá picos de visitação nos fins de semana, quando as pessoas estão pensando em lazer e na prática de esportes. Se o blog for sobre esportes, o pico tende a ser pouco antes dos jogos.

Em geral, para consumidores finais, o tráfego tende a ser maior à noite e nos fins de semana. Para B2B, o tráfego costuma ser maior em horário comercial, com picos às segundas e terças-feiras.

Às vezes, no entanto, podemos ter surpresas. Em posts direcionados para presidentes de empresas, já vimos que o acesso costuma ser maior fora do horário de trabalho, com especial tendência a ocorrer no fim de semana.

Leia também:  Marketing de conteúdo no Facebook

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.