Seth Godin

Seth Godin é um autor e palestrante americano com 18 livros best-sellers internacionais. Após terminar seu ensino médio na Williamsville East High School em 1978, Seth prosseguiu para sua formação universitária na Tufts University.

Formou-se em filosofia e ciência da computação na universidade e posteriormente tirou seu MBA em marketing na Stanford Graduate School of Business. Foi após terminar seus estudos universitários que Seth utilizou sua poupança de US$20,000 para fundar a Seth Godin Productions.

Sua empresa era inicialmente focada em empacotamento de livros, mas vendeu-a posteriormente para focar em outro investimento. Em 1995, foi fundada a Yoyodyne, que utilizava jogos e competições como meio de marketing. Desde então, diversas marcas de sucesso utilizaram seus serviços como American Express, Sony Music e Volvo.

1998 marcou a venda da empresa de sucesso Yoyodyne para o Yahoo pelo preço impressionante de US$30 milhões. Além do dinheiro, Godin ganhou um cargo como vice-presidente de marketing na empresa.

Godin também é conhecido pelo enorme sucesso de outro site, uma plataforma de publicação de conteúdo cooperativa: o Squidoo, que foi lançado em março de 2006 como uma plataforma que também proporcionava a possibilidade de criação de páginas para venda e anúncio de produtos. O site possuía 1.5 milhão de páginas, chamadas “lentes”, criadas pelos usuários. Em 2014 o Squidoo foi comprado pelo HubPages.

Leia também:  Por que preciso pagar para promover o conteúdo?

Como autor, Seth Godin teve diversas publicações, todas de grande tiragem. No entanto, aquelas que fizeram sua fama foram seus livros sobre marketing. Seus trabalhos venderam milhares de cópias e já foram traduzidos para mais de 35 línguas. Também é possível encontrar as ideias de Seth online através de publicações em seu blog. Outros temas recorrentes da obra de Godin são o período pós-revolução industrial e liderança. Em seus livros, suas publicações online ou em manifesto, ele criou uma ideologia própria.

O conceito de marketing de permissão foi uma das principais criações do autor: segundo este conceito, primeiramente, seria necessário acabar com a mentalidade vigente no marketing tradicional, da era do jornal, televisão e rádio, onde os anúncios eram como que "empurrados" para o consumidor. Isso obviamente implica num maior poder ao cliente que merece muito mais respeito e uma abordagem mais apropriada por parte das indústrias de publicidade, para conquistar a atenção do consumidor e, então, fazer a oferta, tornando o "sim" muito mais provável. No marketing de permissão, spam, televendas e propaganda cedem espaço para estratégias onde o foco está na resolução de problemas dos clientes, com a ajuda dos produtos da empresa.

Seth Godin foi um dos três laureados, em 2013, no Direct Marketing Hall of Fame (Salão da Fama do Marketing Direto). 

Leia também:  O que é inbound marketing?

Autora: Gizele Gavazzi

Saiba mais (em inglês):

Biografia oficial

Seth Godin na Wikipedia

Squidoo (Wikipedia)

Marketing de permissão

Blog pessoal

Imagem: Joi Ito

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.