Os blogs têm sido cada vez mais utilizados por empresas, com o objetivo de estabelecer uma melhor relação com seus clientes e consolidar sua marca. Os blogs corporativos são os blogs utilizados no cotidiano de uma determinada empresa. A ferramenta abre espaço para comentários, positivos ou negativos, que podem contribuir para a administração dos negócios.
A utilização de blogs em uma empresa é muito comum nos Estados Unidos. Confira aqui cinco dos maiores blogs corporativos dos EUA:
1) Sweet Leaf Tea
O Sweet Leaf Tea vende, essencialmente, chás. O blog é personalizado de uma forma a se tornar um ambiente “confortável” para o cliente, mas que se mantém fiel a marca. O design do blog é mais informal e traz uma aproximação maior com quem o acessa.
Outra tática do blog foi a de demonstrar seus funcionários de uma forma mais amigável. É possível ver fotos dos funcionários e dos parceiros do blog, que são chamados de “Tea Mates”.
http://www.sweetleafteablog.com/
2) Pioneer Woman
A criadora do blog Pioneer Woman, Ree Drummond, usou seu blog como uma plataforma para uma variedade de projetos, incluindo a promoção de seu livro de receitas e apresentando sua fotografia. O "molho secreto" dela reside na sua capacidade de se conectar pessoalmente com seus leitores, criando uma experiência de um post de blog aberto, simpático e acolhedor ao mesmo tempo.
3) Disney Parks
Disney Parks é um blog destinado a incentivar mais visitantes aos parques da Disney. Eles fazem um trabalho fantástico de fazer seu site memorável e útil.
Uma grande característica é a maneira como eles mostram seus autores do blog. Ao lado de cada post há uma foto do autor. Isso permite que seu conteúdo seja um pouco mais amigável e transparente.
http://disneyparks.disney.go.com/blog/
4) Citrix
Citrix é um blog de trabalho e estilo de vida que se concentra nas questões de pessoas que possuem negócios em situações de mudanças. O que chama atenção no blog é que não é fácil ver qual empresa está por trás do blog. A Citrix minimiza o seu envolvimento com demais empresas. Em vez disso, colocam as necessidades do seu público-alvo em primeiro lugar e criam um espaço que para atender as necessidades e interesses do seu público.
5) Ecoki
Ecoki é um blog que oferece uma vasta gama de artigos, dicas e idéias sobre tudo relacionado a um estilo de vida sustentável.
O modelo do blog é limpo e simples. Este estilo faz com que seja fácil de ler e apresenta os vários temas. Além disso, eles tornam mais simples de navegar o site, adicionando cabeçalhos facilmente visíveis, como artigo em destaque, últimas notícias, artigos e recursos populares.