O marketing de conteúdo diz respeito a todo conteúdo criado e/ou compartilhado com o objetivo de atrair e se comunicar com clientes. Esse tipo de marketing não se sustenta apenas em vendas, pois é uma forma direta de a marca e empresa em questão se comunicarem com seus clientes e também com clientes em potencial, que podem vir a adquirir serviços e produtos.
Ele pode assumir diversas formas, tais como: blogs, notícias, vídeos, sites, ebooks, fóruns, perfis empresariais em redes sociais, imagens e muitos outros. Veja aqui cinco exemplos de marketing de conteúdo:
O American Express Open Forum é um programa projetado para ajudar os proprietários de pequenas empresas a crescer seus negócios, fornecendo conhecimentos e recursos online para este público.
Apesar do nome, a maior parte do projeto segue o formato de blog, com entradas escritas por especialistas. Já em 2010, o site tinha mais de 1 milhão de visitantes mensais.
O programa também colocou a American Express na vanguarda do marketing de mídia social: o fórum aberto foi sua primeira inserção no Twitter e agora tem mais de 200.000 seguidores.
Michael Kors é uma marca de luxo, mas com uma personalidade amigável e mais acessível do que algumas das marcas mais famosas. Uma tática que contribui para essa imagem é Destination Kors, o marketing de conteúdo da marca.
O site segue o já consagrado formato de blog. Entre seus conteúdos estão: conteúdos variados, incluindo celebridades vestindo roupas da Michael Kors, breves entrevistas com modelos e artigos profundos sobre as tendências da moda; as opiniões dos especialistas, previsões e recomendações do próprio Michael Kors; integração de causas sociais através da Kors Cares; dicas de viagem e estilo de vida, entre outros.
Esse blog tem uma linguagem informal e “fala” com o consumidor como se fosse uma pessoa só. Essa estratégia serve para criar um ambiente mais acolhedor e de confiança para o cliente. Em alguns posts, há uma parte em que você pode conhecer os funcionários, com uma foto e descrição de cada um. Dessa forma, a marca é consolidada e o cliente passa a entender que pode confiar nos serviços.
Sendo a maior fabricante ERP do estado do Paraná, a Ausland aumenta as conversões e os leads de clientes em momentos de recessão econômica dos mercados. A empresa passou a investir na criação de conteúdo direcionado especificamente para os parceiros e clientes.
Os resultados do blog estão sendo cada vez mais positivos. O conteúdo, focado nos problemas que o cliente enfrenta no dia a dia, tem trazido cada vez mais visitantes ao site, que conhecem a marca e entram em contato para adquirir software de gestão.
A Conteúdo sob Demanda produz conteúdos para publicitários, profissionais de marketing, empresários e áreas correlatas, no Brasil todo. Com conteúdo para ajudar este público a aumentar a exposição de suas marcas e produtos através do foco na solução do problema do cliente, a empresa, ela mesma especialista em conteúdo, gera mais de 90% de suas visitas a partir de seu blog, com captura de leads qualificados diariamente.
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