Uma das ferramentas de marketing digital mais usada atualmente é o SEO (Search Engine Optimization), que é capaz de melhorar consideravelmente a visibilidade de uma determinada página na internet. É algo ainda novo, mas muita gente já está familiarizada com o termo, que já se tornou referência. Antes de tudo, é preciso saber ao certo o que significa e como usar da melhor forma o SEO. A ferramenta veio para organizar melhor os links quando é feita uma busca em um determinado buscador, de acordo com a relevância e não pela ordem alfabética, como antes era feito.
Trata-se de uma série de mecanismos de otimização de sites nos mecanismos de busca. É inicialmente a forma em que um site é melhor compreendido pelas ferramentas de busca por meio das técnicas de SEO, dessa forma quando se busca um determinado termo no Google, por exemplo, a página será uma das primeiras a ser visualizada. Contudo, é uma prática sem garantias, assim nenhuma empresa ou pessoa pode garantir ser o primeiro, mas é possível estar entre as primeiras posições.
A vantagem é que não é preciso pagar para estar entre as primeiras posições, contudo, algumas variantes são levadas em consideração pelos mecanismos de buscas e por isso é importante escolher um bom profissional que irá ajudar na escolha de fatores como relevância, velocidade de acesso ao site, estabilidade e navegabilidade do site, taxa de rejeição, tags, meta descriptions e outros.
Outra oportunidade é o SEM (Search Engine Marketing), que também é conhecido como Adsense, quando se trata do Google. Trata-se dos anúncios pagos nos buscadores onde se leva em consideração os termos da busca. É possível escolher o posicionamento dos anúncios tornando-o mais relevante ao público.
As técnicas e ações de SEM podem ser feitas em um determinado período e é possível manter um controle acerca dos valores investidos, com resultados visíveis e mensurados. Tanto as técnicas de SEO como as de SEM podem ser usadas em conjunto, possibilitando que o site seja melhor visualizado.
Por Robson Quirino de Moraes
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies