Categorias: Blog

Accelerated Mobile Pages – páginas mais rápidas para smartphones

A forma com que se acessa a informação mudou bastante nos últimos anos e tablets e smartphones são os principais causadores dessa mudança. Eles permitem acessar informações de onde o usuário estiver, não é mais necessário que se esteja em frente à televisão ou ao computador para ficar a par do que acontece no mundo.  

A internet móvel é utilizada por editores para alcançar essa grande fatia do mercado que são os usuários de dispositivos móveis, mas isso nem sempre significa um acesso fácil por parte do leitor – páginas que demoram a ser exibidas são um grande problema, o que acaba causando a perda do leitor e de um possível acesso à publicidade e mesmo a perda de uma venda.

Só que tudo isso tem seus dias contados, pois o Google está promovendo uma iniciativa que tem como meta melhorar bastante o desempenho da navegação em dispositivos móveis. A iniciativa é chamada de Accelerated Mobile Pages – AMP (páginas móveis aceleradas, em tradução livre) tem o objetivo de fazer com que páginas com conteúdo gráfico, de animação, com anúncios e vídeos abra instantaneamente – e o objetivo do Google é promover isso e também fazer com o mesmo código de programação possa funcionar em  várias plataformas e dispositivos.

O WordPress já lançou um plugin para suportar as especificações AMP, capacitando editores a produzir conteúdo no formato AMP na plataforma. A plataforma também avisa que como o plugin está ainda nos primeiros estágios, muita coisa ainda pode ser modificada. A plataforma pede, inclusive, que o desenvolvedor que quiser contribuir com o desenvolvimento do plugin pode acessar este endereço: https://github.com/Automattic/amp-wp

É um projeto bastante interessante e necessário. Por este motivo, a Google tem o apoio de empresas de tecnologia como o Twitter, WordPress, Parse.ly, Linkedln, Adobe e Pinterest, entre outras. As brasileiras Editora Globo, Folha de São Paulo e Editora Abril já fizeram o anúncio de que têm em seus planos fazer a integração de páginas AMP em seus projetos tão logo isso se torne possível.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies