Atualização do Facebook em julho de 2016: mais pessoal

Facebook atualiza algoritmo de atualizações para usuários, tornando-o mais pessoal e dando menor visibilidade a postagens externas e em páginas de empresas

Aumentar o número de seguidores de sua página vai trazer mais gente para acompanhar seus posts, correto? Errado. Principalmente a partir de julho de 2016.

O Facebook anunciou, em seu blog, uma atualização de seu feed de notícias, onde conteúdos de páginas, principalmente externos, terão uma menor prioridade em relação a posts de amigos e família. Ou seja: os resultados serão mais pessoais.

Conteúdo externo só será mostrado destacadamente quando o mesmo for compartilhado por pessoas que fazem parte do círculo de amizades de seus usuários.

Isso significa que ter uma base grande de assinantes, algo que já não era mais tão relevante nos últimos anos, gerará ainda menos resultado. Para que seu conteúdo seja visto, ele precisará ser compartilhado. Pelas postagens da equipe do Facebook, comentários e curtidas serão irrelevantes.

Reações

As mudanças têm causado reações as mais diversas pela internet, inclusive pânico entre aqueles que investiram largas somas para criar páginas com centenas de milhares (ou milhões de curtidas).

Recode foi enfático ao afirmar que as mudanças são má notícia para publishers e que, de agora em diante, mesmo que o Facebook não tenha afirmado, não há outro caminho a não ser investir em publicidade.

O portal Administradores, com 1,7 milhões de curtidas, publicou um post até dando adeus aos usuários que acompanhavam o site pela rede social.

Ações possíveis

É claro que qualquer iniciativa de marketing de conteúdo será impactada, organicamente, na rede social. Mas os resultados podem ser melhores para aqueles que estão devidamente preparados e dispostos a investir.

Terão maior destaque aqueles que focam em postagens informativas, agregando notícias de seu setor ou região, relevantes para o público-alvo (a própria equipe do Facebook traz orientações neste sentido). Além disso, é necessário caprichar nas chamadas.

Utilizar chamadas para ação nos seus posts, convidando seu público a compartilhar conteúdo, será essencial.

Igualmente importante é pensar na promoção, tanto dentro quanto fora do Facebook, via Google orgânico, Adwords ou impulsionamento por Facebook Ads, com botões proeminentes para compartilhamento do conteúdo. Quanto mais fácil a ação, maior tende a ser a quantidade de compartilhamentos.

Por fim, fica a dica de criar conteúdo e gerar grande visitação ao site, com devidas chamadas que instiguem os usuários a navegar pelo mesmo. Investir visitas que compartilhem seu conteúdo é essencial para marketing de conteúdo. Como afirmamos correntemente em nosso blog. Foque no buscador. O resto vem como consequência. De agora em diante, isso se torna ainda mais verdadeiro.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies