Considerado o mercadólogo mais importante da história, Philip Kotler, nascido em 27 de maio de 1931 em Chicago nos Estados Unidos, atua como professor universitário estadunidense de Marketing Internacional, na Northwestern University. Conhecido como o pai do marketing, Kotler realizou seu mestrado na Universidade de Chicago e seu PHD no MIT, ambos em economia. Ele fez pós-doutorado em matemática em Harvard e foi considerado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times.
Kotler já ganhou o prêmio de maior especialista na prática do marketing e em 2008 o jornal Wall Street o declarou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.
Durante sua trajetória profissional, Kotler lançou livros como o clássico Marketing Management considerado como a “Bíblia” do Marketing, Marketing Models, Marketing for Nonprofit Organizations e Principles of Marketing. Além disso, ele possui inúmeros artigos e ainda criou a expressão “demarketing”, que representa um elemento de marketing que tem o objetivo de persuadir o consumidor que deseja adquirir determinado produto ou serviço. Outra expressão criada por ele que é utilizada por estudantes e professores é o “marketing social”, que defende a utilização do marketing na propagação de ideias uteis que satisfaçam as necessidades da sociedade.
Philip já realizou consultoria para grandes empresas, como a IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Eletric, Honeywell e Motorola. As consultorias são relacionadas as áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional. Os seus livros já venderam mais de três milhões de cópias em todo o mundo, e são traduzidos em vinte línguas.
Alguns conceitos utilizados para o aprendizado do marketing, foram divulgados por Kotler, como o marketing estratégico, segmentação do mercado, posicionamento das marcas e o estudo do comportamento do consumidor.
Atualmente, mesmo com idade avançada, ele apresenta seminários e palestras nas maiores universidades ao redor do mundo sobre o desenvolvimento do marketing. Além disso, já publicou inúmeras crônicas no The Journal of Marketing e na Harvard Business Review. Suas obras são de suma importância para estudiosos da área e servem de referência para alunos de comunicação, marketing e administração e empreendedores que buscam compreender o processo de marketing.
Foto: By Jack11 Poland – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7851311
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies