Busca cada vez mais local

Há muito tempo atrás, qualquer resultado em um serviço de busca como Google, Yahoo e mesmo o antigo Altavista era idêntico, não importava em que região do planeta você morasse. Resultados de sites brasileiros em Portugal eram comuns, mas o contrário também acontecia. Uma busca por palavra chave em inglês, como delivery, trazia resultados de sites americanos e britânicos.

No começo dos anos 2000, no entanto, o Google começou a produzir resultados separados por país. Administradores de sites, os famosos webmasters, podiam cadastrar o país em que seus sites se encontravam. E a busca passou a ser nacional. A disputa por certos termos, agora, embora ainda acirrada, passou a ser menor, nacionalizada. Por outro lado, havia grande vantagem para empresas que ofereciam seus produtos ou serviços dentro de determinadas fronteiras, pois seus sites não mais precisavam lidar com tráfego de pessoas que jamais teriam interesse em suas ofertas.

Hoje, no entanto, os buscadores estão ainda melhores e mais refinados. Sem que o webmaster precise especificar, eles conseguem saber de que cidade o site trata ou mesmo se é algum site nacional ou internacional. Se você fizer uma busca por "emprego", "pizza", "carro" e outros termos muito buscados e concorridos, pode notar que, normalmente, a maioria dos resultados é de estabelecimentos locais. Esses termos que eram muito disputados por webmasters no passado agora passaram a ter uma concorrência consideravelmente menor, não sendo, muitas vezes, difícil aparecer para eles desde que seu site tenha alguma reputação em sua cidade.

resultado pizza

Resultado do Google mostrando resultados locais para pizza

Resultado do Bing também mostra resultados locais

Resultado do Bing também mostra resultados locais

E isso não acontece só com esse tipo de resultado. Também acontece com buscas para termos mais genéricos e informacionais, como, embora em grau muito menor. É uma má notícia para quem tem blogs ou sites genéricos, mas excelente para donos de estabelecimentos locais.

Leia também:  Qual o número de palavras ideal de um texto para Internet?

E é aí que entra a nossa proposta: quer aproveitar esse tráfego local com artigos de qualidade direcionados ao público-alvo de seu negócio? Que tal ter pessoas da sua cidade visitando seu site, gente que talvez não tomasse conhecimento da existência do seu negócio ou que ignorasse sua publicidade tradicional? Que tal aproveitar ainda o potencial de negócio que Facebook e Twitter podem oferecer? A Conteúdo sob Demanda está aqui para isso.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.