Apesar da prática popularmente conhecida como “Compra de e-mails” não ser recomendada, várias empresas acabam tomando esse tipo de decisão. Além de antiético, o comportamento acaba com a reputação de sua empresa que passa a ser considerada inconveniente e abusiva.
O retorno obtido com esse tipo de ação é praticamente nulo, afinal, determinado endereço de e-mail não foi vendido apenas para você. Em outras palavras, é muito provável que a caixa daquela pessoa receba dezenas de propagandas diariamente tornando a chance de abertura muito pequena.
No meio dessas listas existe ainda uma quantidade enorme de e-mails errados, inexistentes e invalidados. Assim que o envio acontece, o servidor identifica a tentativa de má fé e considera que você está enviando spams. Dessa maneira, o conteúdo enviado não chegará ao destino desejado.
Por fim, é muito pouco provável que sua mensagem seja aberta pelo consumidor. Contudo, caso isso aconteça, as chances de ele pertencer ao seu público alvo são ainda menores.
Mas e então? Como agir para conseguir uma lista de e-mails confiáveis que tragam o retorno esperado?
Tenha um formulário em seu website, loja virtual ou blog que possibilite o envio de e-mails a respeito de promoções, ofertas e novos produtos/serviços. Um ponto importante nesse caso é que o preenchimento deve ser simples e rápido, evite pedir muitas informações. Além de desanimador, o usuário pode desconfiar da sua intenção. Em situações assim, o nome e o e-mail já são suficientes.
Note que esta não é uma regra geral: por exemplo, se seu objetivo for capturar um tipo de cliente muito específico (por exemplo, donos de empresa média e influenciadores atuantes em B2B), você pode qualificar seus leads através de um formulário onde suas empresas sejam melhor descritas.
Ofereça conteúdo interessante e de qualidade diferenciada para seu público-alvo. Independente de sua área de atuação, seus potenciais clientes e consumidores possuem interesse relacionado ao ramo, desta maneira, publique novidades, dicas, eventos, notícias e outras informações que sejam capazes de criar o engajamento necessário com sua empresa.
Mantenha formulários nas redes sociais. Páginas simples de redirecionamento podem te auxiliar nessa estratégia. Não perca um futuro cliente pelo simples fato de ele não estar em seu website naquele momento.
Uma boa estratégia também é utilizar benefícios como promoções exclusivas somente para aqueles que realizarem a compra a partir do e-mail informativo.
Pronto, agora que você já entendeu que a compra de e-mails não trará benefícios, que tal começar a se planejar e montar seu próprio mailing baseado na criatividade e empenho de suas ações? Boa Sorte.
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