Como conseguir e-mails de pessoas da maneira correta

Apesar da prática popularmente conhecida como “Compra de e-mails” não ser recomendada, várias empresas acabam tomando esse tipo de decisão. Além de antiético, o comportamento acaba com a reputação de sua empresa que passa a ser considerada inconveniente e abusiva. 

O retorno obtido com esse tipo de ação é praticamente nulo, afinal, determinado endereço de e-mail não foi vendido apenas para você. Em outras palavras, é muito provável que a caixa daquela pessoa receba dezenas de propagandas diariamente tornando a chance de abertura muito pequena.

No meio dessas listas existe ainda uma quantidade enorme de e-mails errados, inexistentes e invalidados. Assim que o envio acontece, o servidor identifica a tentativa de má fé e considera que você está enviando spams. Dessa maneira, o conteúdo enviado não chegará ao destino desejado.

Por fim, é muito pouco provável que sua mensagem seja aberta pelo consumidor. Contudo, caso isso aconteça, as chances de ele pertencer ao seu público alvo são ainda menores.

Mas e então? Como agir para conseguir uma lista de e-mails confiáveis que tragam o retorno esperado?

Formulários e Newsletters são caminhos que dão bons frutos

Tenha um formulário em seu website, loja virtual ou blog que possibilite o envio de e-mails a respeito de promoções, ofertas e novos produtos/serviços. Um ponto importante nesse caso é que o preenchimento deve ser simples e rápido, evite pedir muitas informações. Além de desanimador, o usuário pode desconfiar da sua intenção. Em situações assim, o nome e o e-mail já são suficientes.

Note que esta não é uma regra geral: por exemplo, se seu objetivo for capturar um tipo de cliente muito específico (por exemplo, donos de empresa média e influenciadores atuantes em B2B), você pode qualificar seus leads através de um formulário onde suas empresas sejam melhor descritas.

Marketing de Conteúdo é uma boa ideia

Ofereça conteúdo interessante e de qualidade diferenciada para seu público-alvo. Independente de sua área de atuação, seus potenciais clientes e consumidores possuem interesse relacionado ao ramo, desta maneira, publique novidades, dicas, eventos, notícias e outras informações que sejam capazes de criar o engajamento necessário com sua empresa.

As Redes Sociais são suas aliadas

Mantenha formulários nas redes sociais. Páginas simples de redirecionamento podem te auxiliar nessa estratégia. Não perca um futuro cliente pelo simples fato de ele não estar em seu website naquele momento.

Exclusividade via e-mail

Uma boa estratégia também é utilizar benefícios como promoções exclusivas somente para aqueles que realizarem a compra a partir do e-mail informativo.

Pronto, agora que você já entendeu que a compra de e-mails não trará benefícios, que tal começar a se planejar e montar seu próprio mailing baseado na criatividade e empenho de suas ações? Boa Sorte. 

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies