Craigslist, um dos maiores sites de classificados dos EUA

Quem acessa pela primeira vez o site de anúncios Craigslist, pode até estranhar a navegação no site em virtude de seu design simples. Fundado em 1995, por Craig Newmark, o site de anúncios permite a publicação em diversos nichos, desde a venda de carros até serviços dos mais variados. E praticamente sem grandes alterações visuais desde seu lançamento..

O site está em oitavo lugar nos Estados Unidos em tráfego, e é o mais acessado quando se busca anúncios na internet. Embora no resto do mundo o site não tenha a mesma adesão (Brasil incluso), a plataforma permite que usuários em 70 países anunciem. Mensalmente, o site atinge, em média, 20 bilhões de visualizações de páginas e registra mais de 80 milhões de anúncios por mês, sendo cerca de 2 milhões destas publicações destinadas à seção de empregos, uma das únicas sessões de anúncios no site onde é necessário pagar para anunciar. Embora a empresa não goste de repassar informações sobre as movimentações financeiras, analistas de mercado estimam que a receita anual do site de classificados possa ser superior a U$$ 150 milhões.

Em 2004, a Ebay, maior empresa de leilões virtuais, passou a administrar 25% da empresa, o que na época causou certo desconforto nos anunciantes que acreditavam que as políticas de anúncios não pagos pudessem ser modificadas. Entretanto, não ocorreram mudanças no cenário e, em junho de 2015, a Ebay anunciou que venderia sua participação no site de volta para a Craigslist, após as empresas se envolverem em brigas judiciais a respeito de diretos de propriedade intelectual. Pendengas judiciais também aconteceram com empresas como a Padmapper que, em 2012, usaram dados dos anúncios do Craigslist, combinando esses dados com sua ferramenta de busca que fornecia a procura de imóveis onde o usuário poderia buscar através de mapas, selecionando a região desejada.

A popularidade do site também aumentou quando, em 2001, foi criada a Fundação Craigslist; uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover eventos gratuitos ou de baixo custo que auxiliem na construção de valores para a sociedade, aceitando doações de caridade para financiar suas ações. A Fundação também é responsável pela administração da Good Samaritan, ou Bom Samaritano que visa ações para construção de uma sociedade mais harmoniosa.

Moral da história: um site não precisa ter um layout lindo, cheio de imagens e efeitos para ser popular. Precisa ser funcional. Na verdade, por experiência própria, quanto mais minimalista, melhor o engajamento do usuário. O uso de imagens e outros itens multimídia devem ser usados com propósito, para converter, não apenas para deixar bonito. É nossa orientação.

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