Os leads geralmente são gerados quando a empresa oferece algo para seu visitante, como um texto de blog, um e-book através de uma Landing Page, um Webinar, uma palestra ou até mesmo uma reunião para conhecer a empresa. Para transformar esses leads em clientes, é necessário passar por um processo de qualificação. Nessa qualificação, os leads são divididos em MQL (Marketing Qualified Lead) e SQL (Sales Qualified Lead).
MQL é um lead de marketing. Este lead demonstrou interesse por algo que a empresa ofereceu e forneceu seus dados para isso. Ele ainda não está no momento de compra e não há garantia de que ele irá comprar um produto da sua empresa. Por este motivo, é importante manter tal lead próximo e sempre bem informado. Quando este passa a ter interesse em comprar, ele sai da etapa de MQL e vai para a etapa de SQL.
É possível identificar um MQL através das suas características. Quando se realiza a nutrição de leads, é possível perceber se este pode ser um futuro cliente ou não. Um desenvolvedor de software que fez download de mais de um e-book de uma escola online de informática ou fez cadastro para participar de mais de um Webinar, pode ser considerado como um MQL dessa escola.
SQL é um lead de venda. Este demonstrou interesse por determinado produto da empresa e entrou em contato para receber o orçamento. Nessa etapa, o lead já está em momento de compra que, em B2B, normalmente é atingida quando o lead já participou de reuniões com a empresa e viu demonstrações dos produtos disponíveis para a venda.
Quando um MQL vira um SQL, é responsabilidade da equipe de marketing transferir esse lead para a a área de vendas. Para não perdê-lo, é necessário que a equipe de vendas fique responsável por entrar em contato para tentar fechar contrato. Geralmente, são necessários 5 MQLs para gerar 1 SQL e 4 SQLs para gerar uma venda. Se estiver abaixo disso, a estratégia da marketing ou, na pior das hipóteses, o produto ou serviço sendo oferecidos, não estão adequados ao mercado.
Não é trivial realizar a qualificação de leads. É preciso fazer uso de várias estratégias, desde a nutrição dos leads até o fechamento de negócios. A melhor dica, para todo esse processo, é aplicar uma boa análise de funil de vendas, para enxergar o andamento da venda como um todo.
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies