Finalmente uma boa novidade vinda do Facebook. A rede social agora permite um recurso para publicações normais, não-pagas (orgânicas) que estava disponível, anteriormente, somente para anúncios. O recurso, testado em 2015 com alguns publishers, tornou-se amplamente disponível no início de 2016, em inglês, e agora já começa a ser opção para aqueles que publicam em língua portuguesa.
A segmentação orgânica permite designar o público que receberá a atualização, dentre aqueles que seguem a página. Por exemplo, se um determinado post apelar mais para donas-de-casa, é possível segmentar para mulheres acima de 25 anos.
A grande vantagem é o alcance que o Facebook deu à nova característica: a segmentação orgânica permite alcançar um número maior de seguidores da própria página que estejam dentro do público selecionado, algo que não acontece com uma publicação normal (hoje com visualização abaixo de 1% dos seguidores).
Tudo isso significa que o tão desejado efeito viral das redes sociais, com curtidas e compartilhamentos de públicos que não estavam seguindo as páginas anteriormente, fica muito mais fácil e barato de se obter. Como relata Sonia Dutra, especialista em marketing da Barion, “com segmentação orgânica nós conseguimos alcançar números antes só possíveis com anúncios. Temos números de visualização da ordem de 2/3 do número de seguidores da página, o que representa um grande ganho de exposição para nossa marca”.
O Facebook tem na segmentação uma enorme vantagem sobre seus rivais. Como as pessoas fornecem informações completas sobre si nas redes sociais, a rede social é a escolha certa quando se deseja anunciar para um determinado tipo de público, independente de sua inclinação para compra no momento. No entanto, o Facebook vinha desapontando muitos publishers por entregar cada vez menos tráfego orgânico, obrigando blogs, revistas e outros negócios com presença online a comprar anúncios para aparecer para seus próprios seguidores. Com a segmentação orgânica, parece que o jogo vai mudar.
Até agora, porém, não há disponibilidade da ferramenta via API (interface de programação de aplicação, um recurso que permite que sites interajam diretamente com os servidores do Facebook). Isso significa que ferramentas automatizadas ainda não podem fazer uso da ferramenta, sendo necessária a atualização manual, através de login pelo site da rede social.
A Conteúdo sob Demanda está atenta às novidades e pronta para implementar a segmentação automática tão logo esteja disponível.
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