O Facebook Lookalike, no Brasil conhecido por “Públicos Semelhantes”, é uma funcionalidade da rede social voltada para o Marketing Digital. A ferramenta permite que seus anúncios recebam alcance segmentado através de configurações previamente elaboradas por você.
A estratégia funciona em conjunto com a ferramenta batizada de Custom Audience – Audiência Personalizada – esta é capaz de encontrar perfis no Facebook através de mailings que sua empresa possui, além de aplicativos e pixels de conversão instalados em seu site. O mecanismo é simples: ela encontra o perfil de seu cliente na rede através de dados como telefone e e-mail por exemplo.
Muitas vezes, o cliente cadastra-se em seu website ou loja virtual e passa a receber seus newsletters e anúncios. A oferta, no entanto, fica vinculada apenas ao e-mail. Através do Custom Audience é possível reforçar a imagem e lembrança de sua marca enquanto ele navega pela rede social.
Visto isso, vamos entender sobre o Lookalike – Públicos Semelhantes. Geralmente, as bases de dados e mailings utilizadas pelas empresas são pequenas e ficam vinculadas apenas aos clientes que tomaram iniciativas de cadastro. O Lookalike é uma espécie de ampliador, ou seja, ele localiza pessoas com interesses semelhantes por meio da listagem de seus amigos. A estratégia possibilita o oferecimento de seus produtos ou serviços para um público que já demonstrou algum tipo de interesse, procura ou pretensão de aquisição.
O “robozinho” do Facebook utiliza indicadores que levam em conta inúmeras variáveis. Ao final da busca, ele seleciona pessoas com comportamentos parecidos ao de seus clientes. A principal vantagem da ferramenta é, sem dúvida, o maior retorno sobre o investimento. Quando empreendedores conseguem atingir seu público alvo, as taxas de conversão apresentam aumento considerável, sem gastos com propaganda para quem não está potencialmente interessado no produto ou serviço.
Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que você monte um mailing com endereços de e-mail de 200 clientes que compraram aparelhos de ginástica em sua loja virtual no último ano. Ao utilizar o Lookalike, o Facebook irá procurar por amigos de seus consumidores que já manifestaram alguma espécie de interesse nesse tipo de produto. É possível segmentar por idade, local onde residem, dentre outros.
A maioria das pessoas possui em suas listagens amigos que pertencem a um mesmo círculo social. No caso do exemplo, é bem provável que o anúncio consiga chegar aos amigos de academia ou locais de realização dos esportes. De maneira resumida, conclui-se que o marketing digital quando bem utilizado por meio de funcionalidades como essa, é capaz não somente de acelerar suas vendas como também impulsionar sua marca, tornando-a acessível ao clique de seus clientes em potencial.
Imagem: odee.com
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies