Google não vai mais mostrar anúncios do lado direito

O Google, gigante de buscas na internet, tomou uma decisão que irá alterar a exibição de anúncios publicitários nos resultados de suas pesquisas. A mudança, que começará a ser implantada nesta semana, remove os anúncios localizados no lado direito da página e adiciona um 4° link nas buscas que antecedem os resultados “naturais” na parte superior.

Confirmadas pelo site Search Engine Land, as decisões foram tomadas com base em diversos testes e pesquisas que tiveram início em 2010. Ao realizar buscas, os usuários estavam acostumados a se deparar com 3 links comerciais que antecediam os resultados. Agora, serão quatro, e este último só será exibido em casos estritamente comerciais como, por exemplo: seguro de Carro, hotéis em Nova York, etc.

É importante destacar que somente 2 modalidades de anúncios constarão na aba lateral direita, a PLA (Product Listing Ads), que mostra produtos totalmente relacionados ao Google Shopping e o Painel de Conhecimento, que apesar de não ser uma propaganda propriamente dita, divide o mesmo espaço com fotos, resumo de informações relevantes, endereços e telefones.

Foi divulgada, também, por meio de um assessor do Google, que a alteração será implantada em todos os países e idiomas, em outras palavras, a alteração é global eterá efeitos no que toca a respeito da eficácia dos anúncios: Com a redução dos links, espera-se aumentar a concentração dos usuários sobre aqueles restantes e assim aumentar a quantidade de cliques e redirecionamentos.

Outro ponto levantado é que a alteração pode ser vista ainda como uma forma de diminuir a disparidade entre os dispositivos de busca. Nas versões móveis do Google, não há exibição em colunas laterais, esse tipo de visualização acontecia apenas no molde desktop. Além disso, aqueles anúncios localizados no topo da página provavelmente atraiam um número superior de cliques quando comparados a aqueles em outros lugares.

A remodelação dos anúncios terá consequências financeiras, afinal, o espaço dedicado agora será menor, mais valioso e com chances maiores de conversão ou vendas. Embora ainda seja bastante especulativo entrar em pontos como esse, é bastante provável que os preços e a concorrência aumentem bastante nos próximos tempos. Por tudo isso, continuamos afirmando na Conteúdo sob Demanda, que o resultado de busca pago é cada vez mais valioso e não pode ser ignorado nem mesmo em uma estratégia com conteúdo.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies