Google não vai mais mostrar anúncios do lado direito

O Google, gigante de buscas na internet, tomou uma decisão que irá alterar a exibição de anúncios publicitários nos resultados de suas pesquisas. A mudança, que começará a ser implantada nesta semana, remove os anúncios localizados no lado direito da página e adiciona um 4° link nas buscas que antecedem os resultados “naturais” na parte superior.

Confirmadas pelo site Search Engine Land, as decisões foram tomadas com base em diversos testes e pesquisas que tiveram início em 2010. Ao realizar buscas, os usuários estavam acostumados a se deparar com 3 links comerciais que antecediam os resultados. Agora, serão quatro, e este último só será exibido em casos estritamente comerciais como, por exemplo: seguro de Carro, hotéis em Nova York, etc.

É importante destacar que somente 2 modalidades de anúncios constarão na aba lateral direita, a PLA (Product Listing Ads), que mostra produtos totalmente relacionados ao Google Shopping e o Painel de Conhecimento, que apesar de não ser uma propaganda propriamente dita, divide o mesmo espaço com fotos, resumo de informações relevantes, endereços e telefones.

Foi divulgada, também, por meio de um assessor do Google, que a alteração será implantada em todos os países e idiomas, em outras palavras, a alteração é global eterá efeitos no que toca a respeito da eficácia dos anúncios: Com a redução dos links, espera-se aumentar a concentração dos usuários sobre aqueles restantes e assim aumentar a quantidade de cliques e redirecionamentos.

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Outro ponto levantado é que a alteração pode ser vista ainda como uma forma de diminuir a disparidade entre os dispositivos de busca. Nas versões móveis do Google, não há exibição em colunas laterais, esse tipo de visualização acontecia apenas no molde desktop. Além disso, aqueles anúncios localizados no topo da página provavelmente atraiam um número superior de cliques quando comparados a aqueles em outros lugares.

A remodelação dos anúncios terá consequências financeiras, afinal, o espaço dedicado agora será menor, mais valioso e com chances maiores de conversão ou vendas. Embora ainda seja bastante especulativo entrar em pontos como esse, é bastante provável que os preços e a concorrência aumentem bastante nos próximos tempos. Por tudo isso, continuamos afirmando na Conteúdo sob Demanda, que o resultado de busca pago é cada vez mais valioso e não pode ser ignorado nem mesmo em uma estratégia com conteúdo.

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