O desenvolvimento da internet nos fez chegar ao marketing de conteúdo. Se antes comprávamos espaço em revistas especializadas para que vissem nossas propagandas, hoje, com o custo muito mais baixo para manter um site e uma possibilidade de segmentação de público difícil de ser conseguida com marketing tradicional, chegamos à possibilidade de transformar o site de cada empresa na própria revista online.
No entanto, não é qualquer conteúdo que vai fazer sua empresa decolar. É preciso produzir conteúdo focado, com um objetivo claro em mente. Mas como fazê-lo?
Não se preocupe fizemos uma lista com os 10 melhores livros para orientar sua estratégia de marketing de conteúdo. Os 3 primeiros são práticos, diretos, para quem quer implementar a estratégia imediatamente. Os outros 7 são livros que devem ser lidos para que o conteúdo seja desenvolvido de maneira impactante. Trazem, inclusive, argumentos para que você possa convencer seu gestor a adotá-lo.
Da fundadora da BrainTraffic, uma empresa especializada em marketing de conteúdo, o livro é um guia com dicas muito práticas para quem quer implementar uma boa estratégia.
A autora detalha as etapas de criação, distribuição, usabilidade de conteúdo, mensuração de resultados, etc.
O foco é principalmente em SEO, ou seja, atração de tráfego orgânico a partir de buscadores.
Outro livro muito prático que aborda um aspecto fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo bem fundamentada: as buyer personas.
O livro deixa claro que não basta o redator saber para que público está escrevendo. Na verdade, a própria definição da pauta deve levar em conta a buyer persona e seus hábitos de navegação e consumo de conteúdo na web.
Com estratégias específicas para blogs, Facebook e outras redes sociais, Youtube e outros, o livro é de leitura obrigatória para quem quer implantar marketing digital em um ou mais desses canais.
O livro traz, de início, uma mensagem que sempre colocamos aqui: essas plataformas estão dando uma voz a qualquer pessoa ou empresa que as desejem utilizá-las. Basta definir público-alvo (buyer personas) e produzir conteúdo relevante.
Um dos maiores clássicos do marketing de todo o mundo. Com a competitividade do mercado, as empresas precisam convencer seus clientes de que continuam sendo uma boa opção e que seus produtos e serviços são melhores que dos outros.
Ser bom já não é mais suficiente, é preciso ser surpreendentemente bom. E é esse assunto é abordado por Godin, o mais renomado marketeiro dos EUA.
Leia nossa resenha sobre o livro.
Pensando em como a opinião dos amigos e familiares influencia bastante na decisão de compra, Jonah Berger defende sua teoria com essa ideia.
Depois de muito pesquisar, o professor de Marketing de Wharton, Jonah Berger identificou os fatores que fazem um boato ou vídeo se tornarem viral nas redes sociais.
David Ogilvy é um dos publicitários mais requisitados por sua criatividade, e é dono de uma das maiores agências de marketing digital do mundo.
Seu trabalho se tornou reconhecido, principalmente, pela qualidade das peças e textos que produzia, de grande impacto e capazes de gerar muitas vendas. Desta forma, Ogilvy é um dos pioneiros de Marketing de Conteúdo, mesmo antes do termo ter sido cunhado.
Neste livro, ele conta o caminho que percorreu para chegar a posição onde se encontra e dá dicas valiosas sobre a mente e sentimento dos consumidores. Por isso, o livro é uma leitura obrigatória aos profissionais de marketing, publicidade e, até mesmo, psicólogos.
Este livro aborda as maiores plataformas, ferramentas, estratégias e ações usadas na internet.
Cláudio Torres elaborou uma espécie de guia prático para ser colocado em prática por qualquer pessoa.
Os autores defendem a criação de um novo espaço, o oceano azul, para que novos espaços sejam criados.
Ambos estudaram cerca de 150 ganhadores e perdedores através de seus discursos.
Chegaram à conclusão de que as empresas que venceram, chegaram a esse sucesso por conta do mercado, tornando a concorrência cada vez mais irrelevante (oceano vermelho).
Al Ries e Jack Trout, autores da obra, acreditam existir 22 leis do Marketing e que, caso sejam desobedecidas, comprometem todo o planejamento.
Mesmo com todo investimento financeiro, caso alguém não esteja envolvido realmente com a campanha e desobedeça a uma das regras, tudo está fadado ao fracasso.
As regras são mostradas detalhadamente, além de conter dicas para gerentes e profissionais da área.
No livro, Frank Luntz relata técnicas eficazes a serem usadas na lingüística, convidando o leitor a uma reflexão sobre as formas de usar as palavras e convencerem quem as escuta.
Indicado para quem quer impulsionar vendas, motivar a equipe, arrumar emprego, enfim, para todos os públicos.
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Quer aumentar as vendas de sua farmácia ou laboratório? Veja como fazer isso com conteúdo. Não existe apenas um tipo… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies