Marketing de conteúdo no Facebook

O Facebook é a rede social mais usada do mundo, comportando, hoje em dia, todo tipo de transações. Desde e-commerce até publicação de notícias, todos têm, de alguma forma, seus negócios ligados ao que era, originalmente, uma rede social.

É importante entender como usar o marketing de conteúdo no Facebook para não perder as oportunidades que essa ferramenta oferece.

Conhecendo a Plataforma

Antes de iniciar, é necessário um prévio conhecimento e análise dos aspectos de funcionamento, de como o conteúdo publicado pode gerar reações diversas. É bom saber também quais tipos de posts devem ser publicados no Facebook, que tipos de pessoas se deseja atingir. Sabendo a finalidade fica mais fácil definir o formato de conteúdo a ser publicado.

Para gerar mais tráfego e conseguir atrair mais pessoas para seu site, use posts em forma de links, sempre ligados à mensagem que você transmite na mídia social. Faça sempre atualizações relevantes, sempre informando seu público sobre algum assunto importante. E tenha em mente um aspecto intrigante desta rede: alguns posts recebem uma quantidade significativa de engajamento, com muitas curtidas, compartilhamentos e comentários, mas geram poucos cliques, a menos que o público seja bem específico ou que você crie um anúncio para direcionar visitantes para seu site.

No geral:

  • Se quer aumentar a exposição de seu site, o melhor é utilizar um link.
  • Mande sempre uma boa imagem. Na rede social, este é um aspecto muito importante.
  • Vídeos funcionam muito bem na plataforma, que está rapidamente se aproximando do Youtube em minutos assistidos.
  • Para anunciar um produto em promoção ou acontecimento importante na empresa, o melhor é partir para a oferta, com “call to action” diretamente na plataforma, sempre que possível.
  • Para apresentar o portfólio da sua empresa, mostre um álbum com as melhores fotos.
  • Evite mensagens autopromocionais. Tenha em mente que o objetivo principal de qualquer campanha no Facebook é ganhar compartilhamento e visualizações orgânicas. Ninguém compartilha propaganda.
  • As formas para direcionar um anúncio são variadas e a diferença na segmentação é que determina se suas campanhas terão sucesso ou vão cair no esquecimento. No Facebook é possível criar um público mais personalizado. Suas chances podem aumentar se usar ‘listas de email’ e interesses na criação de campanhas.
  • Você pode mirar no público de seu concorrente, mas use segmentação em seguidores de uma página com cuidado. Analise o grau de engajamento dos usuários. Se a página tem muitos seguidores (acima de 100.000) e pouco engajamento nas postagens, ou mesmo se tiver curtidas de amigos seus que nada têm a ver com a empresa, descarte, pois é grande a possibilidade de que o ganho de curtidas se deu desprendido dos objetivos do negócio de seu concorrente. Neste caso, foque em perfis demográficos.
  • O Facebook também oferece um guia que ajuda a produzir e personalizar imagens para que não fiquem distorcidas. Esse é outro ponto que favorece a plataforma, fazendo com que você fique mais familiarizado com essa técnica.

Mais algumas dicas de marketing no Facebook

  • Tenha em mente seu objetivo (gerar leads, aumentar vendas ou responder a questões de clientes). Foque as ações sempre no seu objetivo, não apenas em um grande número de seguidores. Relevância é fundamental.
  • Seja simples e direto. Imagens bonitas, vídeos que parecem mais caseiros (note como os vloggers produzem seus vídeos com baixo custo e geram milhões de visualizações) e textos objetivos funcionam melhor em quase todos os casos.
  • Aprenda a fazer trocas. Promova páginas de terceiros em troca da promoção de sua página.
  • Arrisque sem medo de errar. Se a iniciativa for ruim, a menos que seja ofensiva, o pior que pode acontecer é ter pouco engajamento e você ter que iniciar outra.
  • Conte com uma equipe criativa e experiente, como a nossa, da Conteúdo sob Demanda, para lhe assessorar.
  • Seus anúncios devem sempre ter uma imagem de qualidade e relacionada ao seu produto.
  • Aumente sua rede de amigos e divulgue sua página para eles.
  • Um bom conteúdo é fundamental.
  • Tenha em mente que a base de toda rede social é o bom diálogo entre as pessoas. E a maior virtude de quem trabalha com Marketing de Conteúdo é saber ouvir. Fique atento a todas os comentários e, principalmente, às mensagens enviadas. Responda rapidamente, pois sua página mostra quão bem você atende seus clientes.
  • Para ter sucesso no Facebook, comece a publicar anúncios que aumentem a interação com seus fãs. Foque em conteúdo.
  • Promova sua página e posts mais importantes.

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