Marketing de conteúdo para empresas de TI

Empresas de TI podem se beneficiar muito do marketing de conteúdo. Aprenda o que é necessário para fazê-lo bem.

Empresas de TI, que produzam algum software ou forneçam algum tipo de serviço, precisam ter um site bom e bonito. Afinal, aos olhos do usuário, uma empresa de TI que não sabe fazer ou cuidar de seu próprio site, não sabe o necessário para desempenhar sua função. Repito: mesmo que você discorde, mesmo que sua empresa seja excelente em algum serviço de backend, é assim que o usuário enxergará sua empresa.

Mas também não adianta ter só um site bonito. Se ele for vazio e só tiver informações dos produtos, dificilmente alcançará o potencial que sua empresa pode atingir. É preciso colocar conteúdo.

Marketing de conteúdo para TI

Mas não qualquer conteúdo. Simplesmente postar informações técnicas, como dicas de SQL, snippets de código e outros que tais, dificilmente apelará para o gestor que tomará a decisão de comprar seus serviços, a menos que sua empresa esteja passando por avaliação técnica e precise do crivo de algum especialista. Coloco isso porque este é um conceito comum a produtores de software, que imaginam que terão sua empresa escolhida porque são bons no que fazem.

Na verdade, a produção de conteúdo para o site de uma empresa de TI deve, em suma, seguir uma estratégia bem definida de marketing. Em resumo: marketing de conteúdo.

Para definir que tipo de conteúdo será postado no site, é preciso, primeiro, definir uma estratégia. Começa-se pelo básico: definem-se as buyers personas, ou seja, o público-alvo que se deseja atingir e que está potencialmente interessado no produto. Em seguida, devem ser elencados os problemas que esses potenciais compradores enfrentam em seu dia a dia e que tenham relação com o produto ou serviço de Ti que sua empresa necessita.

Uma vez de posse das personas e dos problemas e soluções que elas precisam no dia a dia, parte-se para a pesquisa de hábitos de uso de internet: que tipo de busca realizam no Google? Que redes e perfis sociais frequentam? Que publicações costumam ler? A que hora estão mais ativos e propensos a compra?

Somente após ter todos esses dados, parte-se para a produção do conteúdo propriamente dito, cada qual desenhado especificamente para uma persona, um problema (ou solução), um hábito de uso e uma estratégia de promoção para que o público-alvo seja atingido pela mensagem.

A execução

Ou seja, não basta simplesmente colocar um site no ar e sair blogando sobre o que acontece dentro da empresa. É preciso ir além, é preciso produzir conteúdo com foco no usuário. Trata-se de um processo, que precisa ser analisado cientificamente e executado metodicamente, do mesmo modo como é construído um bom software.

Parece complicado? Bom, não é quando você conta com profissionais experientes para auxiliá-lo nessa missão, sempre refinando as estratégias para o máximo de resultado. Entre em contato conosco.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies