Marketing de conteúdo para empresas do ramo farmacêutico

Quer aumentar as vendas de sua farmácia ou laboratório? Veja como fazer isso com conteúdo.

Não existe apenas um tipo de empresa no ramo farmacêutico. As necessidades da ponta de varejo, como as redes de farmácia, são completamente diferentes daquelas dos distribuidores ou fabricantes, por exemplo. De modo que as diferentes necessidades fazem com que o tipo de conteúdo que será produzido, bem como o público que será atingido, façam das estratégias de marketing de conteúdo radicalmente distintas para cada empresa.

Por exemplo, se no varejo, a intenção é “fazer barulho” e atrair o consumidor para uma das lojas da rede ou, até mesmo, para compra no e-commerce da empresa, através de conteúdos que demonstrem para que serve cada remédio, resumos de bula, artigos de referência de sintomas, etc., no atacado o objetivo é completamente diferente: fazer com que redes de farmácia queiram comprar os remédios.

Ou seja: no varejo, temos ampla liberdade de produzir conteúdos que discorram sobre as mais diversas marcas e medicamentos, de uma maneira bastante livre (desde que observadas as regras de publicidade do setor). Mas para fabricantes e atacadistas em geral, o objetivo é normalmente promover uma determinada marca ou medicamento específicos.

E, mesmo no atacado, quando se busca ações dos compradores de farmácia, a estratégia pode ser mais eficaz através de medidas de estímulo à demanda. Por exemplo:

  • realizando marketing para que profissionais de saúde tomem conhecimento do remédio e suas propriedades, o que pode ser conseguido através da publicação de artigos mais tecnicamente profundos e forte divulgação para canais web de área médica;
  • fazendo com que o público tome conhecimento do medicamento em questão (resguardadas todas as restrições de órgãos de controle, como a Anvisa), através de conteúdo que aborde sintomas ou determinadas características de um mal-estar ou de uma certa condição de saúde;
  • dentre outras.

Cabe, por fim, lembrar que nem sempre é adequado escolher apenas um tipo de conteúdo, uma única estratégia de distribuição e um único público-alvo. Na verdade, quanto mais holística for a maneira com que se encara marketing de conteúdo e digital, ou seja, quanto mais variado for o conteúdo e suas estratégias, melhor tende a ser o resultado geral em termos de custo/benefício.

Entre em contato conosco. A Conteúdo sob Demanda sabe como avaliar o tipo e a estratégia correta, alinhada aos objetivos de sua empresa.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies