Marketing digital e de conteúdo para restaurantes

Aprenda que aspectos devem ser levados em consideração para fazer marketing digital e de conteúdo para restaurantes.

Marketing digital para restaurantes tem algumas características muito peculiares. Seu marketing é essencialmente dirigido ao público final, pode e deve ter forte presença em redes sociais, é essencialmente local e pode se beneficiar muito de marketing de conteúdo.

Abaixo vamos tratar das características específicas que concernem ao marketing digital para restaurantes.

Marketing deve ser dirigido essencialmente ao público final

Marketing digital e de conteúdo para restaurantes é essencialmente dirigido ao varejo. Pode-se utilizar uma ou outra iniciativa para atingir potenciais fornecedores e colaboradores, mas pela própria realidade do negócio, que precisa trazer pessoas as mais diversas todos os dias para se alimentarem no restaurante, o marketing digital deve ser intensivo para atingir o público final.

Para isso, é necessário identificar o perfil do público do restaurante (as chamadas personas). Um restaurante mais fino, em uma boa vizinhança, tende a atrair empresários e profissionais bem colocados no mercado, por exemplo. Um restaurante argentino tem um tipo de público que gosta de boas carnes e bons vinhos.

Todas essas são informações necessárias para desenhar o marketing de conteúdo do restaurante.

Tem grande apelo e receptividade em redes sociais

Já viu como as pessoas costumam marcar que estiveram em determinados locais com seus amigos e família? Ou convites para festas e happy hours marcando um determinado local? Pois é, restaurantes têm forte apelo em redes sociais e devem ter presença sólida nesses meios.

Inclusive porque é comum que as pessoas avaliem e troquem informações, na própria página do restaurante, ou com amigos, acerca da qualidade do estabelecimento. Por isso, ter um profissional dedicado a responder a questões em redes sociais é absolutamente imprescindível.

Marketing essencialmente local

Restaurantes são negócios locais, essencialmente. Por isso, cada restaurante deve ter bem claro qual seu endereço no Google, Bing, Facebook, etc., com foco em inclusão em Google My Business e mapas. Igualmente, o marketing de conteúdo, especialmente em redes sociais, precisa ter um foco local.

No entanto, há oportunidades que podem e devem ser exploradas. Em um restaurante em que nós, da Conteúdo sob Demanda, trabalhamos, havia pessoas que encontravam determinados conteúdos no Google, viam a autoria do restaurante, e vinham para a cidade especialmente para conhecê-lo.

Todas essas são possibilidades que podem e devem ser exploradas.

Pode se beneficiar consideravelmente de marketing de conteúdo

Por fim, comida é um assunto que sempre está em voga em qualquer grupo humano. Receitas, dicas de carnes, vinhos, e outros assuntos são um ótimo chamariz para o público de qualquer restaurante.

As oportunidades são muitas e há sempre público querendo conhecer novidades e seu restaurante. Por isso, conte com uma equipe que sabe fazer marketing digital e de conteúdo para restaurantes, como a Conteúdo sob Demanda. Entre em contato conosco.

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