Criadores de conteúdo passam seus dias pensando no que poderá atrair os leitores para seus sites, blogs e páginas. Em geral novidades chamam bastante a atenção, mas uma noção nem tão recente no marketing é opção às notícias: o conteúdo evergreen.
Em inglês evergreen significa perene e também dá nome a árvores que sobrevivem ao inverno rigoroso sem perder as folhas. A palavra foi adaptada para o mundo do conteúdo para designar aqueles textos que sempre são de interesse do leitor.
Posts normais geralmente são escritos falando das coisas recentes que provavelmente os usuários estão procurando. Apesar de ficarem guardados na memória do site para sempre, eles eventualmente perdem a força. Se falarmos do lançamento de uma nova máquina hoje esse artigo não será mais importante quando uma máquina mais recente sair.
Já o conteúdo evergreen é muito mais durável. Para criar um artigo desse tipo é preciso ter muito cuidado na escolha do tema, porque escrever novidades está fora de questão. Pensou em escrever sobre estatísticas do mercado, modas ou sobre a estação do ano em que estamos? Errou também.
O conteúdo que procuramos quando escrevemos algo “evergreen” tem de ser durável e conter palavras chaves que os leitores continuarão pesquisando.
A escolha do tema é obviamente a parte mais fundamental desse conteúdo, mas o formato também importa. É bastante comum que ele venha na forma de lista, tutoriais ou artigos informativos.
Materiais educativos, por exemplo, são bastante interessantes. Como seu público alvo está no início da jornada de compra eles tornam-se leads em potencial e caso gostem de seu conteúdo podem converter-se facilmente.
Voltemos a comparar o evergreen com conteúdo convencional. Imagine um artigo sobre “Como ficou o mercado de tecnologia em 2015”. Por quanto tempo os leitores continuarão a buscar esse conteúdo? Dois meses, talvez três.
E se criarmos um texto sobre “Dicas para começar seu negócio de tecnologia”. Por quanto tempo este continuará sendo buscado? Provavelmente para sempre ou pelo menos por muito tempo.
Conteúdo evergreen gera tráfico continuamente para seu site ou blog. Ele é uma ótima opção para fazer com que seu conteúdo seja notado por leitores e, quando combinado com técnicas SEO, pode fazer toda a diferença.
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