O que é o Facebook Edgerank?

Já notou que seu Facebook não mostra todas as atualizações de seus contatos e páginas que você curtiu? Pois é, isso acontece devido ao algoritmo Edgerank, que o Facebook desenvolveu para filtrar aquelas informações consideradas mais importantes para você. Basicamente, sem um bom Edgerank, o Facebook “esconde” seu post do seu usuário. Estima-se que somente cerca de 6% dos usuários recebam, de fato, as atualizações, embora existam indícios de que, recentemente, esses números ficaram ainda menores.

O Edgerank é usado, inclusive, para medir em que posição sua postagem aparecerá para um determinado usuário. E é por isso que algumas postagens mais antigas de seus amigos podem aparecer antes das novas.

O Edgerank funciona levando em conta três aspectos, que envolvem tanto o perfil ou página de quem posta, como a própria postagem em si:

  • afinidade: quanto mais interação houver entre o usuário de seu perfil ou página, como likes, compartilhamentos ou comentários em suas postagens, maior será a tendência da postagem aparecer para este usuário específico;
  • interesse: aqui entram os terceiros. Quanto mais sua postagem atrair likes, comentários e compartilhamentos, maior será a tendência de que ela apareça para outros usuários, especialmente os mais próximos destes. Comentários e likes recorrentes podem impulsionar a publicação a ficar mais perto do topo de seus usuários por mais tempo;
  • tempo: tempo é um fator muito importante. Quanto mais nova a postagem, maior será a tendência da mesma de aparecer no topo e de ser vista por seus usuários.

O Facebook não divulga detalhes internos de seu algoritmo, mas está claro que quanto maior a interação dos usuários com sua postagem ou página, maior será a tendência da mesma. Uma dica é postar mais conteúdo em vídeo e imagem, que são mais compartilhados, e enquetes ou perguntas, que tem maior número de comentários.

Por fim, o número de likes é importante no Facebook, mas cabe lembrar que nem todos aqueles usuários estão recebendo suas notícias. Isso não significa que você não deva investir em Facebook, muito pelo contrário. Quanto mais pessoas curtiram sua página, maior poderá ser o número de pessoas alcançadas. Apenas mantenha suas postagens interessantes para seu público-alvo. E lembre-se: a Conteúdo sob Demanda está aqui para isso.

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