O Google Shopping é uma plataforma que tem como intuito fazer a comparação e exibição de produtos das mais variadas lojas virtuais para que o usuário do Google possa encontrar um produto de maneira direita pela busca tradicional do site.
Os usuários vão encontrar exibidos produtos que sejam relevantes a sua consulta. Além disso, o usuário poderá encontrar as lojas que disponibilizam os mesmos, as fotos e algumas reviews de usuários sobre o produto em questão.
Quando você digita, por exemplo, Televisor LCD na busca, o Google vai integrar o Shopping por meio de resultados que exibem foto do produto e até alguns similares a consulta que você fez. Para você filtrar essa busca há duas opções: na primeira você clica no nome de algum produto que apareceu, ou então, clica em “Resultados de Compra para Televisor LCD”.
Na segunda opção apresentada, o Google Shopping vai apresentar uma gama de produtos que tenham Televisor LCD no nome. No entanto, se a pessoa escolhe um produto diretamente na página dos resultados, o Google Shopping vai levar a pessoa para a página deste produto em questão com fotos, lojas que contam com o mesmo, preços e as reviews daqueles que já efetuaram a compra do produto.
Para isso, você deverá seguir até o Google Merchant Center e fazer o envio de feed de seus produtos. É essa ferramenta que vai ajudar você nesse processo e disponibilizar os produtos para o Google Shopping.
Para que a pessoa utilize o Google Merchant Center, será necessário que ela faça uma inscrição de conta no Google. Caso já tenha uma conta, como a do Gmail, já poderá fazer o seu login em – merchants.google.com. Caso não tenha, basta criar uma com simples passos.
Depois de ter a sua conta no Merchant Center, agora será preciso que a pessoa envie detalhes básicos sobre os negócios que trabalha. Alguns tópicos serão necessários:
Tecnicamente falando, o feed de produtos é um RSS com algumas modificações para exibir características peculiares dos mesmos. Os CMS e sistemas de e-commerce, hoje em dia, já são capazes de gerar o feed, com as devidas imagens, em sua maioria. Atente-se, caso tenha um CMS antigo, se as informações na página do produto adotam tags schema.org, de modo que sejam exatamente as mesmas que se encontram no feed.
Note que certas informações são necessárias para cada tipo de produto. Por exemplo, campos MPN, GTIN, marca e outros devem ser preenchidos na maioria dos casos. O valor em cada campo pode mudar por modalidade de produto. Por exemplo, o GTIN é preenchido com ISBN, no caso de livros; em outros, o EAN ou UPC deve ser informado neste campo. Dependendo do CMS, podem ser necessárias atualizações de produtos ou inserção de campos customizados. Instruções sobre campos obrigatórios aqui.
Depois de configurado o Merchant Center, o lojista deve criar uma campanha no Adwords que seja vinculada à sua conta Merchant. A campanha Google Shopping segue as características gerais de uma campanha comum do Adwords, exceto pelo fato de que os anúncios são gerados dinamicamente, a partir do feed.
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