SEM é a sigla para "Search Engine Marketing", que significa marketing em sites de busca. O método tem o objetivo de fazer promoção de websites de forma que aumente a sua visibilidade nas páginas de resultados de busca, como: Google, Yahoo, MSN, etc.
O SEM pode também abranger o SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Buscadores), que consiste em técnicas para elevar o ranking de um site no chamado índice orgânico, gratuito, que não é afetado (pelo menos diretamente) pelo uso de publicidade paga; como pode abranger os chamados verticais (ferramentas de busca especializadas em nichos), como comparadores de preços e sites de classificados.
Tal processo ocorre, principalmente, através do uso de publicidade paga, onde, normalmente, a empresa que paga mais acaba ficando nas primeiras posições dos resultados, quando um usuário fizer uma pesquisa nos sites de busca utilizando a/ou parte das palavras-chaves relacionadas. Os buscadores também usam métricas de qualidade de anúncio, que levam em conta o percentual de cliques por usuário (CTR), tempo que o usuário passa na página, análise do número de vezes em que usuários clicam em "voltar" no browser, indicando que não encontraram o que desejavam, dentre outros.
Ao entrar num site para procurar algum produto ou informação do seu interesse, as pessoas tendem a clicar nas primeiras buscas que encontram em sua frente ou, no máximo, apenas nos resultados que contam na primeira página. A finalidade do SEM é justamente ajudar o investidor a vender os seus produtos ou deixá-los com alta visibilidade para o maior número de usuários possíveis.
Imagine alguém procurando por um eletrodoméstico. A pessoa utiliza termos específicos para buscar informações de produtos. Uma vez informada, procura por termos relacionados diretamente à compra. Se o consumidor está disposto a gastar, não seria ótimo para o dono de uma loja de móveis que ela aparecesse logo nos primeiros resultados, com visibilidade melhor que seus concorrentes? Não seria melhor que o consumidor passasse a conhecer sua loja através dos buscadores ou realizasse uma compra diretamente nela através dos mesmos mecanismos? É para ajudar a obter tais resultados que existe o SEM.
Se é disso que sua empresa precisa, contacte quem mais entende de SEM na internet e em ambiente móvel. Contacte a Conteúdo sob Demanda.
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies