O que é SEM?

SEM é a sigla para "Search Engine Marketing", que significa marketing em sites de busca. O método tem o objetivo de fazer promoção de websites de forma que aumente a sua visibilidade nas páginas de resultados de busca, como: Google, Yahoo, MSN, etc.

O SEM pode também abranger o SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Buscadores), que consiste em técnicas para elevar o ranking de um site no chamado índice orgânico, gratuito, que não é afetado (pelo menos diretamente) pelo uso de publicidade paga; como pode abranger os chamados verticais (ferramentas de busca especializadas em nichos), como comparadores de preços e sites de classificados.

Tal processo ocorre, principalmente, através do uso de publicidade paga, onde, normalmente, a empresa que paga mais acaba ficando nas primeiras posições dos resultados, quando um usuário fizer uma pesquisa nos sites de busca utilizando a/ou parte das palavras-chaves relacionadas. Os buscadores também usam métricas de qualidade de anúncio, que levam em conta o percentual de cliques por usuário (CTR), tempo que o usuário passa na página, análise do número de vezes em que usuários clicam em "voltar" no browser, indicando que não encontraram o que desejavam, dentre outros.

Por que investir em SEM?

Ao entrar num site para procurar algum produto ou informação do seu interesse, as pessoas tendem a clicar nas primeiras buscas que encontram em sua frente ou, no máximo, apenas nos resultados que contam na primeira página. A finalidade do SEM é justamente ajudar o investidor a vender os seus produtos ou deixá-los com alta visibilidade para o maior número de usuários possíveis.

Leia também:  Fatores que levam seu site ao topo das buscas

Imagine alguém procurando por um eletrodoméstico. A pessoa utiliza termos específicos para buscar informações de produtos. Uma vez informada, procura por termos relacionados diretamente à compra. Se o consumidor está disposto a gastar, não seria ótimo para o dono de uma loja de móveis que ela aparecesse logo nos primeiros resultados, com visibilidade melhor que seus concorrentes? Não seria melhor que o consumidor passasse a conhecer sua loja através dos buscadores ou realizasse uma compra diretamente nela através dos mesmos mecanismos? É para ajudar a obter tais resultados que existe o SEM.

Se é disso que sua empresa precisa, contacte quem mais entende de SEM na internet e em ambiente móvel. Contacte a Conteúdo sob Demanda.

Quer melhorar os seus resultados digitais? Peça um orçamento gratuito!

NOME*

E-MAIL*

TELEFONE

MENSAGEM

Please leave this field empty.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa esatr Logado para postar um comentário.