Com a evolução da complexidade no mercado, e da necessidade das organizações alimentarem seu funis de vendas de forma coordenada para enfrentar a concorrência, surgiu um novo conceito, mais amplo e completo: o Smarketing. Através da junção das palavras inglesas “sales” (venda) e “marketing”, o novo conceito consiste em harmonizar marketing e vendas.
Normalmente, dentro das empresas, temos, de um lado, o departamento de marketing, responsável por gerar demanda para seus produtos e serviços e, do outro lado, o departamento de vendas, no qual os vendedores tem contato direto com o cliente, o qual já está na etapa de decisão pela compra. Contudo, o problema é que em algumas empresas nem sempre estes departamentos trabalham de forma alinhada e harmoniosa. Apesar de ambos objetivarem concluir a venda com a satisfação do cliente, muitas vezes eles não se comunicam entre si e cada departamento acaba desconhecendo a atividade e os esforços desenvolvidos pelo outro.
Assim, o Smarketing surge como uma estratégia de marketing e venda que objetiva unir estes departamentos para que haja a possibilidade de realizar melhores negócios e otimizar as vendas. Portanto, o Smarketing promove a participação e colaboração conjunta de ambos os departamentos, somando as estratégias de marketing às metodologias de vendas, unindo as metas individuais em prol de um mesmo objetivo.
Como fazer funcionar
Para operacionalizar o Smarketing, é importante que o gestor estabeleça claros canais de comunicação e dados compartilhados entre as equipes de vendas e marketing. Por exemplo, leads são gerados pela equipe de marketing, mas muitas vezes é a equipe de vendas que conseguirá saber se são qualificados ou não. Quando informada, a equipe de marketing pode aprimorar as estratégias para fornecer melhores leads para vendas.
Igualmente, é importante que cada estratégia que será implementada pela equipe de marketing seja de conhecimento da equipe de vendas. Testes A/B são altamente recomendados. Após cada iniciativa, formulários de avaliações devem ser fornecidos para avaliar os impactos da mesma. Assim, a equipe de vendas pode deixar a equipe de marketing a par daquelas ações que geraram um número significativamente maior de leads qualificados e aquelas que geraram apenas visitação não relacionada ao público-alvo do site, por exemplo.
Na Conteúdo sob Demanda adotamos o conceito com nossos clientes. O trabalho de conteúdo vai sendo desenvolvido e ajustado, até que várias estratégias claras são identificadas e, então, escaladas, enquanto descartamos aquelas ações que não geraram um bom resultado. Cada cliente, produto e serviço é um caso específico e deve passar por ajustes distintos.