O que é um relatório Closed Loop?

O Marketing Digital pode definir o sucesso de uma organização ou, pelo menos, oferecer a esta um grande diferencial competitivo diante de seus concorrentes. Quem se interessa pelo assunto e busca informações sobre este assunto, certamente já se deparou com um conceito chamado de Inbound Marketing que é classificado pelo ganho do interesse de um cliente potencial, antes de oferecê-lo efetivamente seu produto ou serviço, sendo um dos maiores desafios do Inbound Marketing facilitar, ou homogenizar a comunicação entre as àreas de vendas e marketing.

Uma ferramenta de extrema importância para o sucesso das estratégias do Inbound Marketing é o Closed Loop Report que em tradução livre seria “Relatório de Circuito Fechado”, entretanto em virtude de muitos encontrarem dificuldades em trafegar entre os conceitos do Inbound Marketing, acredita-se que o uso do Closed Loop seja demasiadamente complexo.

Para melhor definição, o Closed Loop é o fechamento do ciclo que vai desde o momento em que um cliente potencial (lead) entra em seu site e fornece seus dados de contato, a fim de conseguir algum tipo de conteúdo disponível em sua página (é quando entramos naquele site para baixar um Ebook ou realizar um quiz, mas antes precisamos preencher nosso endereço de email para continuar) até o momento em que a área de vendas repassa ao marketing da empresa as informações referentes ao que ocorreu com aquele potencial cliente, o que permite à equipe de marketing compreender qual o caminho percorrido por aquele visitante até que o mesmo tenha chegado ao setor de vendas da empresa. Isso permite o desenvolvimento ou aprimoramento das estratégias utilizadas para aumento do portfólio de clientes da organização.

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Através do Closed Loop será possível saber quais os canais utilizados que tem apresentado maior efetividade, munindo o setor e vendas insumos para conseguirem aproximação mais efetiva de seus leads, o que resulta em menor esforço de busca para os vendedores e, consequentemente, em menor custo de investimento para incluir um novo comprador á carteira de sua empresa.

O Closed Loop, quando utilizado de modo eficaz, tornará mais fácil definir quais ações promovem a maior arrecadação de clientes, otimizando tempo e investimento, pois será possível visualizar com maior amplitude os métodos que geram mais vendas, além de encontrar as oportunidades de melhorias em sua estratégia.

Abaixo, um exemplo de relatório de circuito fechado feito com o Funil de Visitas do Google Analytics, para se obter as conversões, para um determinado site, a partir de dispositivos celulares. Adicionalmente, poderiam ser adicionados canais, como busca paga e orgânica, social, direto, e-mail e outros, bem como filtrar por origem de outros sites, como comparadores de preços. Um relatório closed loop report deve conter cada uma dessas origens de tráfego, para passar uma visão geral do quão representativo é cada canal para a empresa:

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